1. Página inicial
  2. blog
  3. Seleção Groover
  4. Conheça os artistas que se destacaram na Seleção Groover Dezembro 2022

Conheça os artistas que se destacaram na Seleção Groover Dezembro 2022

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

E aí, apaixonado por música! Olha só, chegamos ao fim de mais um ano cheio de canções de alta qualidade. Então, para fecharmos com chave de ouro esse ciclo, nada melhor do que conferir os artistas que integram a Seleção Groover Dezembro 2022. 

Nesse contexto, a equipe de curadoria do Palco MP3 escolheu a dedo seis nomes de destaque da cena independente. Assim, hoje é o dia de você se surpreender com artistas do Brasil e do exterior, enriquecendo as suas playlists e encerrando 2022 com uma ótima trilha sonora.

Vamos lá!

Seleção Groover Dezembro 2022: 6 artistas para conhecer

Em primeiro lugar, não custa nada relembrarmos alguns pontos importantes. Bom, a Groover é um serviço mundial de divulgação de cantores e grupos independentes. Ou seja, ela faz a ponte entre artistas e mídias especializadas para que os lançamentos ganhem a devida repercussão.

Dessa forma, o Palco MP3 atua em parceria com a plataforma para prestigiar e aumentar a visibilidade desses artistas. Logo, esse é o motivo de mensalmente publicarmos uma seleção Groover aqui no blog. Legal demais, hein?

Agora que fizemos essa contextualização, chega de delongas. Chegou a hora de descobrirmos os seis artistas da Seleção Groover Dezembro 2022!

1. R. F. Coleman — I Couldn’t Trust

R. F. Coleman faz parte do time de artistas excêntricos e cheio de histórias para contar. Se liga: o cara já foi baleado, esfaqueado e envenenado com cianeto. No entanto, isso são tempos passados. Atualmente, Coleman canaliza sua loucura exclusivamente para a música.

Nesse sentido, o australiano chegou a recusar um contrato com uma grande gravadora a fim de manter a liberdade como artista independente. Que coragem! Ah, vale também mencionar que ele se arrisca como fotógrafo, escritor e diretor de cinema ocasionalmente. 

Toda essa explosiva carga criativa culmina em faixas de alta qualidade, como I Couldn’t Trust, o lançamento de estreia de Coleman. O single claramente bebe de fontes clássicas, mas agrega elementos supermodernos e até psicodélicos. 

Por sua vez, Coleman interpreta todos os personagens de seu passado no clipe oficial da canção. Lutando contra seu eu interior, ele busca recuperar a autoconfiança. Em seguida, assista ao vídeo:

2. LohArano

Agora, uma banda cheia de personalidade para os que curtem sons pesados. Diretamente de Madagascar, LohArano combina sons místicos da cultura do grupo étnico malgaxe com poderosos arranjos inspirados em metal, rock alternativo, groove, punk e rap.

Assim, as músicas do grupo são uma celebração à herança mista dos integrantes, sempre épicas e viscerais em sonoridade. Por exemplo, a performance ao vivo da faixa Mangina mostra como a banda exala identidade e energia:

Ju Santana

A cantora e compositora carioca Ju Santana se define como uma artista de “livre malemolência pop. Boêmia, da rua”. Ou seja, perfeita para a Seleção Groover Dezembro 2022!

Um de seus últimos lançamentos, o single Mi Fuego abre caminhos para a chegada de um novo EP, previsto para o primeiro trimestre de 2023. Assim, a música exala poder e sensualidade, com uma letra que fala sobre vida, liberdade e força interior. 

Ao mesmo tempo, o clipe, que revela o âmago artístico de Ju Santana, foi gravado no Palacete dos Amores, casarão erguido na época do Brasil Império.

JANEX

Cantora, compositora, produtora musical e engenheira de mixagem, JANEX nasceu na Albânia, mas atualmente mora nos Estados Unidos.

Nesse contexto, a artista tem um estilo peculiar e uma voz madura, além de composições muito bem elaboradas. Assim, aposta em uma sonoridade dançante e fresca, que soa pop, mas sem ser piegas. 

Acima de tudo, a canção Good News é um convite para que o ouvinte deixe de lado as preocupações, abraçando a vida em toda a sua naturalidade. A faixa é uma amostra do próximo EP de JANEX, cuja inspiração foram as longas viagens de carro ao som do rádio durante a pandemia.

Madeline Rosene

Madeline Rosene define seu estilo como “indie pop-n-roll”. Assim, a cantora e compositora, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, é notória pela síntese de sonoridades distintas e pelo humor sarcástico e irreverente.

A artista busca escrever canções que façam as pessoas sentirem um amplo espectro de emoções em poucos minutos. O lançamento do disco de estreia de Madeline ocorreu semanas antes da pandemia de Covid-19. Já no último mês de setembro, saiu o segundo trabalho, chamado Everyday Existential Crisis.

Então, aqui está um dos destaques do álbum para você conferir, Good Behavior. A faixa conta com a participação do rapper Dante Juhkel e entrega uma sonoridade intimista e cativante.

Yuri Gonzaga

Nascido na cidade de João Pessoa, na Paraíba, Yuri Gonzaga respira música desde os 12 anos de idade. A paixão pela arte sonora foi tão forte que o levou a se formar em Música Popular pela UFPB.

Além disso, criou o grupo Os Gonzagas, que conquistou o Festival de Forró de Itaúnas de 2013 e chegou à semifinal do programa global SuperStar, no ano de 2015. A banda lançou quatro discos e vários singles, colaborando com nomes de peso da música brasileira, sempre a fim de celebrar a música nordestina.

Paralelamente, Yuri trilhou um caminho de autoconhecimento em carreira solo, que resultou em um disco bem interessante. Amador conta com seis faixas que frutificaram durante a pandemia do coronavírus. No registro, o músico vai além da sanfona, seu principal instrumento, atacando em várias frentes sonoras. 

Portanto, confira agora uma das canções do trabalho, Voar de Novo como um Bem-te-vi. Sem dúvida, uma música que faz bem para a alma e festeja a essência da música nacional.

Conheça outros artistas no Palco MP3!

Definitivamente, só música boa no nosso artigo de hoje, fala a verdade! Uma vez que você já curtiu de montão os artistas da seleção Groover Dezembro 2022, o que acha de descobrir outros nomes cheios de talento da cena independente?

Então, baixe agora o app do Palco MP3! Ele está disponível tanto para iOs quanto para Android, beleza? Lá, você pode conferir novos cantores e grupos, explorar gêneros específicos, seguir listas de reprodução e até fazer o download de faixas e discos completos. 

Falando nisso, a playlist Seleção Groover já conta com mais de 80 faixas, totalizando quase 5 horas de alta qualidade sonora! Então, é só acessar e dar o play.

Por fim, obrigado pela sua companhia! Que o ano de 2023 seja repleto de momentos regados a muita música boa.

Fernando Paul