1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Descubra por que os vídeos no TikTok são importante para a sua carreira

Descubra por que os vídeos no TikTok são importante para a sua carreira

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Queridinho do público vidrado nas redes sociais, o TikTok vem conquistando um espaço de respeito na indústria músical. Mas você já parou pra pensar em como é que essa mágica acontece? Neste artigo, você entenderá a dinâmica da plataforma, bem como terá contato com um case que pode nortear as próximas experiências que seus fãs terão com o aplicativo.

Antes de seguirmos com a conversa, no entanto, preciso fazer uma sugestão! Que tal conferir a playlist Músicas Para TikTok? Trata-se de uma seleção de músicas feita, com todo carinha do mundo, por uma curadoria especialistas em artistas independentes.

Agora, que você já tem a trilha sonora para guiar o rolê, se prepare para conhecer um pouco mais sobre uma ferramenta indispensável para a sua carreira artística.

O TikTok e a indústria da música

A pandemia mudou a forma de consumo de muitas pessoas, principalmente em relação aos aplicativos. Dentre eles, não é novidade que o TikTok chegou revolucionando a cultura online, além de evidenciar a importância de se comunicar com a geração Z. Mas será que um aplicativo pode influenciar grandes indústrias, como a da música?

Para responder essa questão, a Winnin, martech brasileira que mapeia a cultura nas redes com inteligência artificial, preparou um estudo exclusivo revelando o impacto do TikTok no consumo de música online. A empresa analisou os formatos, trends e creators, identificando como o aplicativo gerou este grande impacto na forma de consumirmos música online.

A plataforma criou uma linha do tempo para entender como uma música se torna viral no aplicativo e consequentemente acaba sendo buscada nos streamings de música:

  • A trend é lançada no TikTok: é quando o vídeo começa a ter visibilidade e viralizar a música, seja ele com uma coreografia, point of view, dublagem, covers ou challenges.
  • Participando da trend: as pessoas começam a reproduzir a música em seus vídeos, duetando, dançando ou criando uma nova trend com aquele som.
  • Busca pela trilha sonora em streams de música: por aparecer em diversos vídeos dentro da plataforma, as pessoas começam a buscar pela trilha sonora completa nesses streams de música, para ouvirem no dia-a-dia.
  • A música viraliza: após as pesquisas, a música viraliza gerando um engajamento positivo em todas as plataformas.

Viu só como é uma cadeia de eventos fácil de ser seguida? Abaixo, você confere um pouco mais sobre a relação da música com o TikTok.

Os gêneros de música mais consumidos na plataforma

A plataforma combinou o potencial de visualização de um assunto de acordo com o tamanho da sua audiência e chegou aos cinco gêneros musicais mais consumidos pela geração Z no app:

  1. K-Pop
  2. Rap e Hip-Hop
  3. Música Latina
  4. Pop
  5. Funk Brasileiro

Podemos perceber essa influência do TikTok crescendo dia a dia quando traçamos um paralelo com as 10 músicas mais ouvidas em 2020 no Spotif: sete delas viralizaram primeiro no TikTok. Além de entender o processo de viralização de uma trilha no app, o estudo mapeou quais os formatos que mais engajam as músicas.

Não é uma surpresa que as coreografias estão no topo da lista, seguidas dos challenges, que unem a música com um desafio. Na sequência, os covers e duetos contribuem para que novos creators também divulguem suas músicas. Por último, os POV’s (point of view), que têm ganhado espaço dentro do aplicativo e dado fama a algumas pessoas, como o LzMario conhecido pelo bordão “Roi, Letícia né?”.

@lzmaario

Gente, tenho que admitir. Só tem uma moça que nunca sai da minha cabeça. #pov #RoiMoça #ad

♬ Death Bed – sleep.ing

Apesar de ser uma das plataformas mais relevantes do momento, o TikTok ainda não é aproveitado em sua totalidade pelas marcas. O aplicativo, que impulsiona a criação de conteúdo altamente replicável, tem um grande impacto na cultura online e, principalmente, na música. Assim como a indústria musical foi impactada pela força do TikTok, outros segmentos já estão passando por essa transformação. Para participar dessa revolução, as marcas precisam se tornar verdadeiros creators, explorando formatos e colaborando com os nomes que estão impulsionando a nova era de conteúdos.

Gilberto Gil inova o uso do TikTok

O cantor e compositor Gilberto Gil dispensa qualquer apresentação, concorda? Além da poesia única na veia, o senso visionário é uma das características que fazem de Gil um artista à frente do nosso tempo. Sempre caminhando os passos da modernidade, o baiano chega ao TikTok reforçando o lançamento de sua nova canção, “Refloresta”, e transformando os vídeos criados com a música na plataforma em árvores plantadas.

Gilberto Gil mostra como usar o TikTok de forma diferente

A canção, inspirada no trabalho de restauração ambiental do Instituto Terra, faz parte de uma campanha global com o mesmo nome que tem o objetivo de ressaltar a importância da recuperação das florestas brasileiras. Com a participação de Bem Gil e Os Gilsons, banda dos netos do cantor e compositor, a música se soma à famosa e aclamada trilogia Refazenda, Refavela e Realce.

Para celebrar a chegada de Gil, a comunidade TikTok poderá fazer a diferença no reflorestamento. Até o dia 28 de fevereiro, a plataforma lança o desafio #ReflorestaComGil. Em parceria com o Instituto Terra, a cada vídeo criado com a música no aplicativo durante esse período, o TikTok vai plantar uma árvore em áreas degradadas do vale do Rio Doce, onde atualmente resta apenas 12% da Mata Atlântica remanescente nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A ação vai ao encontro da missão do TikTok For Good de inspirar e incentivar uma nova geração a ter um impacto positivo no planeta e nas pessoas ao seu redor.

@gilbertogil

#ReflorestaComGil Manter em pé o que resta não basta. Por isto, uma 🌳 será plantada a cada vídeo postado com a música Refloresta. Já gravou o seu?

♬ Refloresta – Gilberto Gil

Viu só como os propósitos do TikTok vão além de entretenimento momentâneo? Gilberto Gil acaba de dar um exemplo de como usar essa poderosa ferramenta para ajudar a salvar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, divulgar uma música nova. 

Mais dicas para carreira artística

E já que o papo aqui é sobre dicas para planejar carreira, não deixe de dar uma conferida nos posts que tenho para indicar! Em primeiro lugar, a sugestão é verificar se o seu planejamento de carreira está caminhando de forma inteligente.

Que tal, por exemplo, turbinar a sua inspiração para compor novas músicas? Ah, por aqui também você fica ligado nos erros que um artista independente não pode cometer. E se quiser conhecer mais aplicativos para artistas e músicos, esse post é ideal! Por fim, mas não menos importante, não deixe de conferir um artigo sobre distribuição digital de música.

E não se esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística.

Gustavo Morais