1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Conheça os tipos de divulgação que o Palco MP3 tem para o seu trabalho

Conheça os tipos de divulgação que o Palco MP3 tem para o seu trabalho

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Com 16 anos de história, o Palco MP3 é a maior serviço de divulgação de música no Brasil. São mais de 116 mil artistas publicados, 1 milhão de músicas divulgadas e mais de 8 bilhões de plays. A verdade confirmada pelos números é algo belo e incontestável, não é mesmo?

Esse sucesso todo é fruto de um trabalho sério, sempre feito com muita dedicação. As equipes de desenvolvimento e de conteúdo do Palco trabalham com o foco na intenção de levar a música do artista ao maior número de ouvidos possíveis. O objetivo é garantir as melhores experiências para artistas e, consequentemente, para os ouvintes da novíssima música brasileira.

E é nesse contexto de “espalhar música” citado acima que entra o lado “vitrine” da plataforma. Você sabia que o destaque na capa não é a única forma para divulgar seu trabalho no site? Neste post, você conhecerá melhor todos os tipos de divulgação que rolam no  Palco MP3. Se prepare aí, pois o que vem a seguir são informações de total importância para sua carreira ?

Destaque na capa do site e do aplicativo

Este é o tipo de destaque mais comum do site. Quando um determinado Palco MP3 vai para a página principal da plataforma, automaticamente, ele também aparece destacado na home do app.

Destaque de capa do Palco MP3

Aparecer na capa do Palco MP3 é uma das formas de destaque para seu trabalho

Geralmente, o destaque de capa é direcionado para lançamentos exclusivos, novos álbuns/EPs, novos singles, e novos artistas da música brasileira que estão iniciando suas carreiras. Desta forma, independente de seu tempo de estrada, o espaço está aberto e pronto para te ajudar a espalhar suas músicas para o mundo.

Destaque na página do estilo do artista

Eventualmente, alguns artistas são selecionados para serem destaque na página de seus respectivos estilos. Tanto na capa, quanto no aplicativo, o Palco MP3 do artista fica ao lado de nomes que fazem o mesmo tipo de som.

Divulgação interna é uma das armas do Palco MP3

O destaque na página do estilo do artista rola no app e na versão desktop do Palco MP3

A grande vantagem desse tipo de divulgação é seu o caráter específico. Quem toca blues, por exemplo, não precisará disputar atenção do público com artistas que tocam estilos mais populares, como funk, sertanejo e bregadeira.

Nunca é demais lembrar que esse tipo de destaque também é espelhado, ou seja, aparece na página de estilo de música no aplicativo e na versão desktop do site Palco MP3.

Música em playlist

Na era do streaming de música, a playlist tem papel de total importância. Uma vez que público tende a buscar exatamente o que quer ouvir, as famosas seleções de obras que abrangem um determinado tema ou um mesmo tipo de música são indispensáveis.

O Palco MP3 disponibiliza várias playlists

Clique na imagem e ouça uma playlist com padrão Palco MP3 de qualidade (Reprodução)

A curadoria musical do Palco MP3 faz um trabalho diário de apuração e seleção de material para criar uma playlist. As canções não entram na seleção por obra do acaso e, menos ainda, por orientações de algorítimos ou por meio de pagamento de jabá. Cada música que vai para uma playlist é “escolhida a dedo”, sempre obedecendo critérios editoriais, como qualidade da gravação (obras gravadas de forma amadora, não entram) e adequação ao tema (não adianta colocar um samba em uma playlist de sertanejo).

O principal ganho de se ter uma música em uma playlist é o fato de que ela chega aos ouvidos de quem realmente procura por ela. Como o público do site é bem fiel, as seleções de músicas sugeridas são bastante apreciadas e prestigiadas.

Blog

Aqui no blog, o seu trabalho pode aparecer em várias colunas. Na Semana em Música, por exemplo, você pode aparecer entre os lançamentos semanais. Já nos posts da coluna Raio-X, o lance são reviews de discos e EPs. E também não podemos nos esquecer das postagens que apresentam trabalhos de um determinado tipo de música e das entrevistas!

Karola Nunes usa o Facebook para divulgar as conquistas da carreira

Karola Nunes repercutiu o review que fizemos do trabalho mais recente dela (Imagem/Facebook)

Por mais que a gente queira, infelizmente, não tem como escrever um post sobre cada artista. Lidamos com muita gente talentosa? Mas, na medida do possível, procuramos atender artistas que tenham trabalhos atuais, bem produzidos e que sejam donos de um Palco MP3 organizadinho.

Redes sociais

Neste tipo de destaque, o artista é divulgado nas redes sociais do Palco MP3. O trabalho pode aparecer em algum post no Instagram ou no Facebook, bem como numa publicação no Twitter – conforme você confere abaixo.

Não podemos nos esquecer de que as interações são muitas! No Insta, por exemplo, rolam postagens nos stories e enquetes. No Face e no Twitter, a galera também experimenta conhecer os trabalhos dos artistas por meio de publicações interativas. Abaixo, um modelo de post que rolou recentemente no Facebook do Palco MP3:

O Palco MP3 usa o Facebook para levar música aos seus usuários

Clique na imagem e participe da gincana (Imagem/Divulgação)

Assim como no caso das playlists, a equipe que cuida do social media do Palco tem seus critérios editoriais para selecionar os artistas que serão divulgados. De forma justa e democrática, a escolha favorece quem tenha um Palco MP3 bem cuidado e divulgue músicas gravadas com boa qualidade.

Por fim, mas não menos importante:

O Palco MP3 é um espaço democrático, ou seja, artistas de todos os estilos de música são muito bem-vindos. Porém, quando o assunto é destaque, a esquipe de conteúdo do site tem seus critérios editoriais de seleção. Independente do tipo de divulgação que for rolar, o artista precisa estar com seu Palco MP3 atualizado e muito bem cuidado.

Saiba que não há regras em relação a quantidade de tipos de destaque que seu trabalho terá. Se você você acabou de lançar um single, por exemplo, o ideal é aparecer em alguma playlist e/ou no post de lançamentos da semana. Se você lançou um álbum, a curadoria pode direcionar um combo maior de divulgações.

Quer alinhar um esquema de divulgação com a equipe do Palco? É bem simples: você só precisar acessar esse formulário e enviar sua mensagem. Ah, e não se esqueça de conferir esse post e se ligar em todas as dicas para tirar o melhor proveito do seu Palco MP3!

Gustavo Morais