Natural de São Bernardo do Campo (SP), mas criado no Sertão da Bahia, Winícius Brilhante conheceu o forró ainda na adolescência. Impactado por esse gênero musical tão contagiante, viu sua vida profissional seguir o rumo da produção artística, visual e fotográfica para bandas em ascensão nacional no forró romântico.

Depois de mais de 10 anos atuando nos bastidores, o então produtor decidiu ser protagonista. Contando com o incentivo dos amigos, Brilhante se lançou como cantor. Seu som tem bases na música pop, mas bebe nas fontes do reggaeton, funk, baladas e R&B. Já como figura cultural, ele é um artista que carrega a bandeira LGBT de forma autêntica.

O primeiro fruto dessa guinada é o disco Eleva, tema da nossa conversa de hoje. Ao longo de 7 faixas, o cantor canta sobre relacionamentos, amizade, encontros e desencontros da vida. Prepare o seu coração, abra os ouvidos e aproveite sua experiência sensorial com esta agradável novidade do pop brasileiro.

Quando o feat. é bem escolhido

Ao olhar a lista de faixas do disco, os feats. saltam aos olhos. Com cara de hit, Não Vai Dar conta com participação de Beni Falcone. A letra é sobre sair de cabeça erguida da investida de um crush que não vale muito a pena. Com versos simples e melodia chiclete, essa canção merece um espaço em qualquer playlist para agitar uma festa.

Na batida quase hipnótica da faixa Eu Cansei, o lado sofrência do pop de Brilhante encontra com o sertanejo moderno do cantor Wagner Luther. Os timbres de vozes são diferentes, mas, se complementam e revelam uma interessante química musical.

Winícius Brilhante e Beni Falcone divulgam o single Não Vai Dar

Winícius Brilhante e Beni Falcone: um feat. de responsa (Imagem/Divulgação)

Na sequência, na música Sai da Minha Vida, Ticy Vianna chega chegando e mostra toda sua versatilidade. A experiente cantora de forró eletrônico não apresenta a menor dificuldade para cantar um tipo de música diferente do que está acostumada.

Winícius Brilhante soube foi muito feliz na escolha dos convidados. Ticy, Beni e Wagner chegaram para somar e souberam ocupar o espaço exato para não usurparem o papel do protagonista.

Winícius Brilhante e o clipe de Fica do Meu Lado

Emoldurada por acordes mais intensos, a romântica Fica do Meu Lado abre o disco. A sonoridade mais pop, pouco a pouco, vai ganhando contornos de reggaeton e desemboca em um refrão contagiante. A letra chama atenção por lidar com saudades e cumplicidade. Ah, se toda DR tivesse uma trilha dessas 😉

De quebra, a música ganhou um clipe que pode ser considerado conceitual. De forma caseira, e com um smartphone, Brilhante captou imagens na vertical. Com esse posicionamento de câmera, o artista conseguiu contar o seu lado da história de forma mais pessoal e introspectiva.

Outros destaques do disco Eleva

Winícius Brilhante brilha [o trocadilho é inevitável 😜] em outros momentos do disco Eleva. De forma reflexiva, o artista faz da faixa Você Não Vai Mudar o lugar de fala de um jovem que lida com questões homoafetivas. Sem carnavalizar o tema, o artista canta uma letra bastante madura e que procura enxergar as coisas como elas são. Afinal de contas, “ninguém decide o que é certo para amar”.

Winícius BRihante posa na capa do disco Eleva

Eleva coloca Winícius Brilhante em evidência no cenário do pop nacional (Imagem/Divulgação)

Por sua vez, a romântica Tudo Bem é o momento mais ousado do disco. Com muito bom gosto, a canção investe em elementos acústicos, com direito a arranjo de cordas e orquestrações.

Por fim, mas não menos importante: em seu disco de estreia, Winícius Brilhante deixa uma boa impressão artística. As músicas não soam repetitivas e são construídas com melodias que realmente ficam enraizadas. É impossível terminar a audição e ficar sem as batidas ecoando na cabeça. Outro ponto notável são as interpretações, que exalam um sentimento de sinceridade.

Brilhante se revela um artista em perfeita evolução. Os reflexos dessa maturidade, que só a estrada pode trazer, já são ansiosamente aguardados para um próximo trabalho. Afinal de contas, essa história está só começando e vai continuar por muito tempo.

Vou te dar um conselho! Aproveita essa dica, pois, ela é “0800”: ouça Eleva, mas sem moderação!