1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 15 festivais e feiras para o artista independente mostrar seu trabalho

15 festivais e feiras para o artista independente mostrar seu trabalho

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Com a evolução natural das coisas, os festivais de músicas deixaram de ser aquelas competições entre artistas nos programas de TV. Bons tempos, jamais iremos negar! Acontece que o mercado não para de mudar e novas possibilidades de  negócios no meio musical surgem com bastante frequência.

Feira da Música que acontece no Ceará é um dos eventos importantes na indústria (Imagem/Divulgação)

Para 2018, mais de 50 feiras e festivais já estão agendados. Como o leque é imenso, nós listamos aqui 15 grandes oportunidades para que o artista independente possa dar os próximos passos na carreira.

1. Zona Mundi – Salvador/ BA

Quando: 16 a 18 de março
O que é: um projeto que divulga o diálogo entre música, vídeo e novas tendências globais da arte eletrônica e digital. O projeto vem contribuindo, há três anos, para popularização da arte eletrônica em Salvador através de workshops e apresentações de artistas locais e de outros estados do Brasil.
Na web: https://www.facebook.com/zonamundi/

2. Festival Brasileiro de Música de Rua – Caxias do Sul/ RS

Quando: 17 a 25 de março
O que é: A programação do Festival conta com mais de 150 atividades musicais, entre concertos gratuitos, oficinas, debates e exibições de cinema. A diversidade é uma das características do Festival Brasileiro de Música de Rua, que representa o encontro da música popular com a música erudita, da música eletrônica com a música de raiz, do rap com a música gaúcha, da música do Pará com a música contemporânea da América Latina que fala espanhol.

Festival visa promover intercâmbio cultural (Imagem/Divulgação)

Criado para incentivar a ocupação dos espaços públicos das cidades da Serra Gaúcha com música, além de concertos gratuitas ao ar livre, o Festival também é um espaço de conexão cultural, conectando Caxias do Sul com as cidades da música na América Latina. Em 2018 o Festival irá receber artistas de todo o Brasil, Argentina, Uruguai, Chile promovendo o intercâmbio intercâmbio cultural.
Na web: http://festivalbrasileirodemusicaderua.com/

3. Festival Móveis Convida – Brasília/ DF

Quando: maio (provável)
O que é: um festival que tem o intuito de promover o intercâmbio cultural entre profissionais da música, do Distrito Federal, de outros estados e países, formadores de opinião e sobretudo, o público em geral.
Na web: http://www.moveisconvida.com.br/https://www.facebook.com/moveisconvida/

4. Vento Festival de Música – Litoral Norte/ SP

Quando: 31 de maio a 03 de junho

O que é: um projeto que fortalece uma nova cena artística e fomenta outras redes de agentes transformadores, sempre com a finalidade de promover a nova música do país.

Festival tem como lema o fortalecimento do circuito de música independente (Imagem/Divulgação)

Contribui para o fortalecimento do circuito de música independente e mostra que é possível ter um evento dedicado à música nova, independente, autoral e de qualidade mesmo fora dos grandes centros
Na web: https://www.facebook.com/ventofestival/http://www.ventofestival.com.br/

5. Tum Sound Festival Floripa – Florianópolis/ SC

Quando: 16 a 22 de julho
O que é: um evento é voltado para o fomento à cultura, formação de plateia de qualidade, formação musical, geração de novos negócios e profissionalização do mercado musical. Um espaço onde diversos agentes nacionais se encontram no intuito de ampliar suas redes, criar novas parcerias, aprender e informar sobre o mercado de música atual.
Na web: http://tumsoundfestival.com.br/

6. Goiânia Noise Festival – Goiânia

Quando: 18 a 20 de agosto
O que é: o maior festival do rock independente do Brasil. Acontece desde 1995 e leva quem curte música a viver uma experiência única: a de assistir shows de bandas originais, criativas, ousadas e que não seguem regras e padrões estabelecidos por mercados, modismos ou tendências.

Maior festival de rock independente do Brasil (Imagem/Divulgação)

Na web: https://www.facebook.com/GoianiaNoise/ e http://goianianoisefestival.com.br/

7. Feira da música – Fortaleza

Quando:15 a 18 de agosto
O que é:  um grande espaço do mercado musical, com shows, rodadas de negócios, oficinas, conferências, lançamentos, exposição da indústria de equipamentos, instrumentos e serviços, representando um importante pólo de discussão, divulgação e intercâmbio da produção musical, da indústria fonográfica e das mais diversas áreas que compõem o mercado musical.
Na web: https://www.facebook.com/feiradamusica/ e https://feiradamusica.com.br/

8. Febre Festival Conferência de música – Sorocaba/ SP

Quando: 13 a 21 de outubro (à confirmar)
O que é: um festival de música que tem o objetivo de abarcar grande parte da produção autoral de música da cidade de Sorocaba.

Feira organiza conferências, workshops e feiras para troca de ideias sobre música (Imagem/Divulgação)

O foco é  trazer para Sorocaba os artistas mais interessantes que circulam pelo país e ainda realizar um ciclo de conferências, workshops e feiras para troca de ideias sobre música, criatividade, mercado, política, carreira, produção e temas afins.
Na web: http://www.festivalfebre.com.br/https://www.facebook.com/festivalfebre/

9. Festival Se Rasgum – Belém/ PA

Quando: primeira quinzena de setembro
O que é: festival de música independente que, desde 2006, promove dezenas de shows de bandas locais, nacionais e internacionais em Belém.

Reunindo os mais importantes nomes da imprensa brasileira na cobertura dos eventos, o Festival tem entre seus maiores objetivos o de levar a produção musical emergente para todo o Brasil, alimentando uma cadeia produtiva cultural no Estado que envolve profissionais e artistas

Na web: https://www.facebook.com/serasgum/http://www.serasgum.com.br/

10. Música Mundo – Belo Horizonte/ MG

Quando: 6 a 9 setembro
O que é: uma plataforma internacional que celebra o encontro e a colaboração entre diversos seguimentos criativos que convergem através da indústria da música. O evento anual e é composto de atividades de networking, shows, conferências e muito mais.

Capital mineira recebe um dos grandes do mercado musical mundial (Imagem/Divulgação)

Recebe convidados de diversas partes do Brasil e do mundo e tem como objetivo, potencializar a concretização de parcerias, intercâmbios e negócios estratégicos ao ecossistema musical.
Na web: http://musicamundo.com.br/https://www.facebook.com/mm.musicamundo/

11. Demo Sul – Londrina/ PR

Quando: outubro ou novembro
O que é: festival anual de música independente realizado em Londrina. Hoje, é um evento de expressão no sul do país e atrai músicos, bandas, fãs e profissionais ligados a música do Brasil e do exterior. Existe desde 2001!
Na web: https://www.facebook.com/DemoSul/

12. Festival BR 135 – São Luís/ MA

Quando:  17 a 19 de novembro
O que é:  um festival criado para fomentar o mercado da música em dois eixos: Shows, com programação musical diversificada reunindo bandas locais e nacionais que se destacam no cenário da música independente; e o eixo Formação, que compreende a etapa Conecta Música, com oficinas, painéis, rodas de conversa e rodadas de negócios (pitching).

Festival agita capital maranhense (Imagem/Site oficial)

Na web: https://www.facebook.com/festivalbr135 e http://festivalbr135.com.br/

13. Feira Noise – Feira de Santana/ BA

Quando: 23 a 25 de Novembro
O que é: o maior festival de artes Integradas da Bahia. Se propõe a ser o palco do encontro entre as diversas bandeiras e comunidades ao redor de mesas de discussão, oficinas, dança, poesia, artes visuais e muitos shows musicais.
Na web: http://www.feiranoisefestival.com.br/https://www.facebook.com/feiranoise/

14. Morrostock – Santa Maria/ RS

Quando: 30/11 a 2/12
O que é: um festival que resgata o espírito sustentável dos festivais Woodstock e SWU. A programação do festival promete grandes momentos junto à natureza com uita #música, #teatro, #feiras, #oficinas, #debates, #gastronomia,#sustentabilidade, práticas de #bioconstruções, #permacultura e #danças.
Na web: http://morrostock.com.br/https://www.facebook.com/Morrostock/

15. SIM São Paulo – São Paulo/ SP

Quando: 5 a 9 de dezembro

O que é: uma das mais importantes feiras de negócios da música da América Latina. Durante cinco dias, a capital paulista vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical, artistas, jornalistas e apaixonados por cultura e inovação do Brasil e de vários países.

O maior ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical (Imagem/Divulgação)

Os temas abordados no evento têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial, além de capacitar e conectar pessoas. A SIM desenvolve ações dentro de três pilares centrais:

  1. exposição de novas tendências musicais (SIM Live)
  2. acesso a informações atuais e relevantes (Convention)
  3. incentivo à formação de novas parcerias (Networking & Business)

Na web: https://www.facebook.com/simsaopaulo e http://www.simsaopaulo.com.br/

A lista acima foi criada após uma consulta ao site da União Brasileira de Compositores (UBC). Por questões óbvias, não tem como apresentar seu trabalho em uma boa parte dos eventos que já estão programados. Porém, 2019 é logo ali e você já pode ir fazendo seus contatos!

Gustavo Morais