1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 3 artistas para conhecer a música tradicional gaúcha

3 artistas para conhecer a música tradicional gaúcha

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Além de ter uma bela paisagem natural, um povo carismático e um sotaque charmoso, o estado do Rio Grande do Sul é um polo cultural. Seja no teatro, na literatura ou na música, os filhos do RS sempre são motivos de orgulho para o restante do Brasil.

Pensando na riqueza cultural dos gaúchos, nós separamos três artistas para que você possa conhecer um pouco mais sobre a música regional, também chamada música nativista, do RS. As letras visam cantar sobre assuntos da terra, do campo e da natureza. Por sua vez, a sonoridade busca um arranjo acertado com as melodias e cria entre letra, música e dramatização, a dinâmica que enaltece origens e paixões. ? ? ?

Vamos lá, tchê!?

Legião Farrapa – Tradições vivas

Formado por Euclides Júnior (baixo), Fábio Freitas (acordeão/voz), Ederson (bateria) e Luiz Mário (guitarra), a Legião Farrapa é da cidade de Alegrete.

Quarteto tem fortes laços com as tradições (Foto/Facebook)

Sem abrir mão dos trajes tradicionais, o conjunto é especialista em fazer música “fandangueira” e “baileira”. O objetivo do quarteto é manter as tradições gauchescas e fazer o melhor da música nativista.

Julian e Juliano & Só Vanerão – De olho na modernidade

Diretamente da cidade de Osório, o grupo JJSV é formado por Julian (violão), Juliano (gaita), Cássio Ricardo (guitarra), Diego Pessoa (baixo), Da Costta (bateria). Com 7 discos lançados a banda faz um som que mescla elementos da música gaucha com pitadas das várias variáveis do sertanejo. ? ?

No quesito sonoridade nativista, o sexteto aposta no vanerão, um dos principais ritmos da música regional do RS. Também chamado “limpa-banco”, o vanerão tem o andamento rápido e privilegia o virtuosismo do gaiteiro.

Tchê Chaleira – 20 anos de amizade e música

Formada por Roger Wegner (baixo/voz), Moisés Rodrigues (gaita/voz), Igor Freitas (guitarra/voz), Jonathan Pacheco (voz), Rhudi Espindola (bateria/voz) e Filipe Oliveira (percussão), a Tchê Chaleira é da cidade de São Sepé e começou a tocar em 1997. Entre CDs e DVDs, o quinteto já lançou 14 trabalhos e leva seu som por várias cidades do Brasil.

Quinteto está na estrada há 20 anos (Foto/Divulgação)

Para celebrar suas duas décadas, o grupo Tchê Chaleira lançou a música Tô Bebendo Demais. A faixa conta com a participação de Serginho Moah, vocalista da banda Papas da Língua. ? ? ?

Se você curtiu os trabalhos acima, certamente vai querer saber mais sobre as canções nativistas do RS! Sendo assim, que tal curtir a playlist de músicas gaúchas que preparamos para você? Bah!

Gustavo Morais