1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 3 bandas independentes para quem curte a mágica do rock progressivo

3 bandas independentes para quem curte a mágica do rock progressivo

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Com fortes influências da música clássica e do jazz fusion, o rock progressivo surgiu a partir das mentes e talentos dos jovens ingleses da década de 1960. ? Entre outras características marcantes, o som prog investe em harmonias e melodias mais complexas, além de apostar em composições de longa duração. ?

A banda Genesis é um dos grandes nomes do rock progressivo (Foto/Internet)

Ao longo das últimas cinco décadas, o estilo construiu um público fiel e, por isso, nunca perdeu a relevância. ? Para celebrar a importância do rock progressivo, listamos aqui três bandas independentes que representam o melhor do prog brasileiro. ??

Cores Raras – Brasília (DF)

Formado por Ana de Luna (vocais), Antonio de Luna (violão e piano), Marcos Rangel (guitarra), Marcelo Pereira (baixo) e João Paulo Gravina (bateria), o grupo começou suas atividades em 2007. ?  No quesito sonoridade, o quinteto apresenta uma “paleta de sons e tons” que lembra bandas como Bacamarte, YesMutantes, entre outras. ?

Cores Raras resgata o espírito prog dos anos 70 (Foto/Facebook)

Ouça Canção das Águas, Caminho e Partida e curta a mágica do voo colorido proposta por esses brasilienses!

Cálix – Belo Horizonte

Veterana na cena autoral e independente de BH, a banda é formada por Renato Savassi (vocal, flauta, violão e bandolim), Sânzio Brandão (guitarra e violão), Marcelo Cioglia (baixo e vocal), Rufino Silvério (teclado e vocal) e André Godoy (bateria). ?Com 4 CDs e um DVD na bagagem, a Cálix faz uma amalgama sonora e tem como resultado uma pegada que mistura Clube da Esquina + Yes + Jethro Tull + folk + música clássica. ?‍♂️

Tribe – Dourados (MS)

Radicado em Los Angeles, Estados Unidos, o trio formado por Denner Vieira (guitarra), Rick Pivetta (bateria) e Jamie Waite (baixo e vocal) aposta no lado “metal” da força. ? Com toda propriedade do mundo, esse power trio tem a manha de injetar doses de agressividades sonoras nas veias lisérgicas do progressivo. ?

Tribe é talento tipo exportação (Foto/Facebook)

Independente de ter um vocalista inglês na sua formação, Tribe faz um som que não deve nada ao que os gringos fazem.? Para tirar suas próprias conclusões, nós recomendamos que ouça as músicas Anatomize, Conduit e Catatonic.

Para conhecer mais bandas que representam o rock progressivo no Palco MP3confira a nossa playlist com o melhor com os artistas mais acessados do estilo! ?

 

 

Gustavo Morais