1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Da MPB ao Pop: 3 artistas que inovam a novíssima música brasileira

Da MPB ao Pop: 3 artistas que inovam a novíssima música brasileira

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Já reparou que tá rolando uma movimentação top na novíssima música brasileira? De uns tempos pra cá, os artistas estão se adaptado, buscado mesclar e realmente pensando fora da caixa.

Felizmente, tenho contato com essas músicas maravilhosas diariamente. E sabe o que é mais top? É o fato de que no texto de hoje, vou te aplicar três artistas que só fazem enobrecer o cenário artístico nacional.

Tá na curiosidade para saber do que tô falando? Então, ajuste seus fones de ouvido e mergulhe na arte dessa turma tão inovadora.

Martan

Capa do novo EP da banda Martan, , O Espelho na Tela

O Espelho na Tela (Divulgação)

Atualmente escalada por Samuel Martan (voz/guitarra), Marlon Hack (teclados), Eduardo Albano (baixo), Willian Martins (bateria) e Bruno Marques (guitarra), a banda Martan está na estrada desde 2015. Com bastante referência no pop rock nacional e no rock britânico, os caras entregam músicas que falam de amor, desenvolvimento humano e sobre as relações.

Bastante produtiva, a banda já lançou os EPs Martan Ao Vivo (2017), Despedida (2018) e O Espelho na Tela (2019). É muito interessante observar o quão o material autoral do quarteto é nivelado pra cima. Ao longo das faixas, a Martan sempre entrega canções bem arquitetadas, recheadas com letras bem amarradas e emolduradas por timbres ousados.

Enversos

Formada por Paige Willians (voz), Gustavo Ribeiro (violão/voz), Davi Knispel (baixo), Thiago Alves (bateria), J Morais (guitarra) e Luiz Heitor (percussão), a banda Enversos é um dos nomes mais diferenciados da sempre rica cena musical que vem de Minas Gerais. O som mistura ritmos nordestinos, música mineira, samba e as contemporâneas batidas eletrônicas.

Enversos é nome interessante da cena autoral mineira

Enversos é um dos expoentes da cena autoral mineira   (Foto/Divulgação)

Em 2019 o sexteto lançou o EP Da Margem Ao Centro. Com seis faixas autorais [apenas quatro delas estão no Palco MP3 do grupo], a obra aposta em letras que incentivam autocrítica, questionamentos sociais e colocam os indivíduos cretinos e hipócritas em seus devidos lugares.

Estamos falando de vida inteligente na música brasileira, ou seja, as canções são para dançar com o corpo e com a mente. Dê o play e sinta um pouco dessa energia.

Júlia Ribeiro

Júlia Ribeiro é baiana de berço, mas brasiliense por opção

Júlia Ribeiro (Foto/Divulgação)

Brasília é celeiro do rock, do hip hop e também do novo pop brasileiro. Baiana de berço, mas brasiliense radicada, Júlia Ribeiro é uma artista que coloca o pop feito na capital federal em evidência no cenário da novíssima música brasileira.

Ela canta, toca violão e escreve suas próprias canções. Bebendo nas fontes dos gênios da MPB, Júlia cria músicas que são inteligentes e de fácil assimilação. Com sua voz grave, a artista emana doses de positividade que saem direto do coração dela para o do ouvinte, simples assim, sem letras complicadas ou arranjos cheios de firulas.

Em 2018 ele lançou o EP Alpha. Incansável e inquieta por natureza, como todo bom artista deve ser, em 2019 ela lançou os singles Cais e Tudo Vai Mudar.

E aí? Curtiu esses sons? Eu fico arrepiado todo vez que ouço, sério mesmo! Infelizmente, não tem como listar todo mundo num mesmo post. Porém, outros textos já estão a caminho.

E já que música boa precisa ser ouvida por todos, conto com seu help para espalhar esses talentos. É bem simples: basta compartilhar o link desta matéria aí nas suas redes sociais e nos grupos de WhatsApp 😉

Gustavo Morais