1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Qual o melhor dia para lançar uma música?

Qual o melhor dia para lançar uma música?

Saiba como fazer o lançamento da sua música: o melhor dia, horário e mês para a sua estratégia!

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O que artistas como o Green Day e a Melody têm em comum? À princípio, nada, não é mesmo? Mas ambos lançaram recentemente um single com poucas horas de diferença. Coincidência? Não. Assim como eles, e independentemente do seu gênero musical, é importante saber qual o melhor dia para lançar uma música.

Afinal, todos os dias, milhares de canções chegam às plataformas digitais. Logo, mais do que escolher o dia de lançamento, o ideal é adotar uma estratégia de lançamento. 

Então, separamos algumas dicas para você se preparar antes de compartilhar seu próximo single com o mundo. Confira a seguir!

Qual é o melhor dia para lançar uma música?

Estudos apontam que no final de semana é o momento onde os ouvintes estão mais predispostos a ouvir música nas plataformas e descobrir novos sons. Logo, o ideal é que o lançamento ocorra entre 1 a 3 dias antes dos finais de semana, para aproveitar o consumo desse momento.

Porém, antes de definir o melhor dia para lançar uma música, é preciso analisar: existe um planejamento de pré, durante e pós lançamento? Pois de nada adianta lançar aleatoriamente no dia indicado se não houver um contexto e nem divulgação bem trabalhada.

O melhor dia para o lançamento depende também da estratégia e do estilo de consumo do público. Além disso, o gênero musical também pode ditar a escolha da data.

Por exemplo, é comum que canções gospel cheguem às plataformas às terças-feiras e singles de rap às quintas. Agora, ritmos mais dançantes, como pagode, forró e sertanejo, performam melhor de quinta a domingo.

Ou seja, é essencial saber quem é o seu público, como você vai conquistá-lo e qual plataforma utilizará para isso. Mas, no geral, a maioria dos lançamentos acontece na sexta-feira.

Por que lançar música sexta-feira?

Além de anteceder o fim de semana, a sexta-feira tornou-se parte da estratégia para lançamento de single por diversos motivos, como:

  • As plataformas de streaming atualizam suas playlists editoriais neste dia;

  • Há mais probabilidade de entrar em playlists importantes, como Radar de Novidades e Lançamentos da Semana, em plataformas como o Spotify;

  • Geralmente, é o padrão praticado pelas gravadoras em conjunto com seus artistas, devido às maiores chances de alcançar o topo das paradas;

  • Mais tempo de contagem de plays! Como os plays são contados semanalmente, um single publicado na sexta acaba contabilizando mais reproduções do que o lançado na terça, por exemplo. 

Apesar das vantagens, vale também prestar atenção a alguns detalhes. Devido ao alto volume de novas músicas neste dia, é possível que sua canção passe despercebida pela audiência. Ou seja, aqui reforçamos a necessidade de trabalhar em estratégias de divulgação para ajudar no desempenho.

Além disso, é importante dar atenção especial ao seu pitch quando for cadastrar suas canções nas plataformas de streaming. É nele que você descreve de forma atrativa o seu trabalho, contribuindo para que a curadoria especializada encaminhe sua música para uma playlist ou não.

Por fim, atenção aos prazos! Tudo isso deve ser planejado e enviado com antecedência, para assegurar que sua faixa estará no ar na data certa.

Mas quanto tempo demora para uma música entrar no Spotify ou em outras plataformas? Isso é relativo, mas o ideal é trabalhar com uma média de três a cinco semanas entre o upload da faixa na distribuidora e o lançamento da música.

Qual o melhor horário para lançar uma música?

Agora que você já sabe qual o melhor dia para lançar sua música e o que fazer para que sua canção seja lançada na data certa, é hora de se atentar ao horário. Geralmente, as distribuidoras definem o lançamento para meia-noite da data escolhida.

Mas há casos em que a distribuidora e o artista escolhem um horário personalizado. Por exemplo, a Anitta costuma fazer seus lançamentos às 21h de quinta-feira.

Caso queira alcançar públicos em horários diferentes, uma alternativa é lançar a música à meia-noite e o videoclipe em um outro horário. Para isso, analise as métricas de acordo com o maior pico de consumo do seu canal no YouTube.

Qual o melhor mês para lançar uma música?

Por fim, além de saber o melhor dia para lançar uma música, é preciso ficar atento ao mês. Ninguém quer competir com a Mariah Carey no Natal e nem com os hits dançantes do Carnaval, não é?

Por isso, preste atenção aos melhores meses de lançamento:

  • Março a setembro: como são meses em que acontecem festivais como Lollapalooza e antecedem outros grandes como Rock in Rio e The Town, são ótimas datas para lançamento para artistas com mais visibilidade;

  • Junho: não se esqueça que, se suas canções tiverem uma vibe romântica, podem ser uma grande aposta para o Dia dos Namorados. Que tal lançá-la em maio, para dar tempo dos casais se identificarem?

  • Novembro: o fim do ano já está próximo. Logo, é mais difícil conseguir novos agendamentos de shows e entrar nas listas do ano. Então, aguarde mais um pouco. 

  • Dezembro/janeiro: época de festas, viagens e férias no Brasil e no mundo. Assim, o ideal é não lançar nada nesse período, a não ser que seja uma música com foco no ;Natal ou um hit para o verão/Carnaval. =

Além disso, evite feriados e grandes eventos no país, como eleições.

Por fim, se mantenha fiel à sua estratégia! Mesmo os dias não indicados podem se tornar peça-chave no seu engajamento, dependendo dos objetivos e de como for trabalhado.

Agora que você já sabe qual o melhor dia para lançar uma música, assim como horário e mês, é hora de colocar seu planejamento em prática! Para isso, basta se ligar nas nossas dicas de carreira para artistas independentes e arrasar nos seus lançamentos!

Laryssa Costa