Você sabia que existe o melhor dia para lançar música? Não, você não leu errado! A data de lançamento pode afetar diretamente nos seus resultados. Afinal, pense só. No final de ano, por exemplo, tem o Natal e o Ano Novo. Muitas pessoas estão de férias em casa e tem as festas. Logo, pode ser a oportunidade perfeita para fazer a sua canção bombar.

No entanto, o contrário também pode acontecer, já que as buscas crescem por estilos específicos. Mas como se preparar ou, até mesmo, como escolher o melhor momento? Para responder essas e outras questões, entrevistamos o Rômulo Pampolini, Produtor Musical e responsável pelo comercial do Palco MP3. Confira as respostas a seguir e esperamos que você goste do conteúdo!

O que fazer antes de lançar uma música?

Rômulo Pampolini responde sobre o melhor dia para lançar música
Rômulo Pampolini, Produtor Musical e responsável pelo setor comercial do Palco MP3 (Foto: Reprodução)

Considerando que você já tenha sua obra e fonograma registrados em uma associação, o primeiro passo é ter calma e não lançar por lançar. Tente criar uma audiência antes e depois você pensa em estratégias de antecipação desse lançamento para esse público.

Isso porque hoje, com 100.000 uploads de músicas por dia nas plataformas de streaming, não dá pra ficar acreditando que só lançar o seu trabalho já é suficiente. Por mais sensacional que seja, dificilmente ele será descoberto por alguém por sorte. Portanto, é preciso ser estratégico.

Qual a melhor data para lançar música? Ou qual época do ano devo evitar de divulgar um lançamento?

Antes de tudo, é importante enfatizar que não existe uma receita de bolo. Existem muitas variáveis e particularidades a serem consideradas quando falamos do melhor dia para lançar música. Mas, no geral, também há uma certa tendência no mercado.

Isto é, considerando o mercado brasileiro e os hábitos de consumo dos nossos ouvintes, início e final de ano são épocas mais festivas. Como resultado, as pessoas estão mais receptivas à conteúdos e temas relacionados às mensagens de esperança, renovação, festa e curtição. Por isso é muito comum ver alguns artistas preparando o “hit do verão”, por exemplo.

O que eu quero dizer com isso tudo é que se o seu próximo lançamento tiver esse foco, pode ser uma boa época para lançamentos. Caso contrário, é melhor esperar um pouco, planejar melhor e evitar essas datas.

Devo lançar música no fim do ano? A estratégia muda para cada estilo musical?

Conforme falado anteriormente, é válido lançar se o conteúdo da sua música estiver relacionada à vibe de final de ano. Ou seja, mensagens de reflexão, esperança, festa e curtição, bem relacionado ao clima das festividades.

Falando sobre o mercado de música Pop, por exemplo, nos Estados Unidos, é muito comum ter grandes artistas fazendo versões natalinas exclusivas. Já aqui no Brasil, isso não é tão recorrente. Em resumo, observamos mais músicas com refrões que grudam na nossa cabeça e que são mais fáceis de decorar.

Posso lançar CD de Verão nesta época do ano?

A antecipação e planejamento são, de um modo geral, peças-chave para um bom lançamento. Portanto, se você souber envolver o seu público, contar uma história e gerar uma expectativa, esse pode ser um bom momento para lançar o seu álbum. 

Lembrando que vale considerar todos os pontos falados para fazer com que o seu lançamento desperte o interesse e faça sentido na vida das pessoas. Ou seja, que não seja apenas mais um trabalho lançado na avalanche de uploads diários.

É verdade que sexta-feira é o melhor dia para lançar uma música?

Sim, podemos dizer que isso é verdade e não é por causa do clima de “sextou”. É claro que isso também contribui de certa forma. No entanto, o que dita a tendência do mercado é o Spotify. 

Sexta-feira é o dia em que todas as playlists são atualizadas e logo as outras lojas, como itunes, Deezer, Amazon music etc também seguem o mesmo padrão. Como consequência, tem sido cada vez mais comum ver artistas agendando suas músicas para serem lançadas de quinta para sexta-feira.

Nesse sentido, fazendo o upload do seu lançamento com antecedência, é garantido que você entre pelo menos na playlist “release radar”. Lado a lado, caso você tenha feito um bom pitch e tenha sido encolhido por um curador, suas chances de entrar em uma playlist editorial aumentam, podendo aumentar, também, a sua visibilidade.

Entretanto, vale refletir sobre o fato de que durante esses dias o volume de uploads vai ser maior e logo a concorrência também. A vista disso, é sempre válido ter boas estratégias de lançamento, fazer um belo aquecimento para uma audiência e “fazer barulho”!

Como planejar o lançamento de uma música?

Para mim, a melhor alternativa é entender qual a função da sua música. Se ela é algo para se ouvir enquanto faz faxina ou enquanto chora no travesseiro, por exemplo. Depois, compreender para quem você quer lançar e se relacionar o mais próximo possível com essas pessoas. Por fim, desenhar um storytelling para que essa audiência interaja e se identifique com o que está por vir.

Mesmo não tendo um público formado ainda, é possível cativar futuros fãs criando canais de relacionamento mais próximos e entregando conteúdos e experiências exclusivas. Nessa hora, a criatividade conta muito e utilizar ferramentas como Whatsapp, Telegram, close friends etc, podem te ajudar muito. Aqui estamos falando em relacionamento, criar expectativas e acima de tudo planejar com antecedência!

Inclusive, deixo de indicação de leitura um conteúdo que temos sobre como fazer um pré-lançamento e aumentar o seu alcance. Vale a leitura!

Cadastre a sua banda e conheça os produtos e serviços do Palco MP3

Ao longo deste conteúdo, Rômulo Pampolini, Produtor Musical e responsável pelo comercial do Palco MP3, explicou se existe o melhor dia para lançar música. Ele explicou sobre as festas de fina de ano, o momento certo e como planejar o lançamento. Esperamos que tenha feito sentido para você.

Antes de sair, queremos fazer um convite, que pode, também, ser o seu próximo passo. Cadastre a sua banda aqui no Palco MP3 e conheça as nossas soluções exclusivas para artistas independentes.