1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Música House: conheça o ritmo por trás de Break My Soul, da Beyoncé

Música House: conheça o ritmo por trás de Break My Soul, da Beyoncé

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A canção Break My Soul, novidade de 2022 da rainha do pop Beyoncé, veio para mostrar que a música house está mais viva do que nunca. Com batidas aceleradas e formatos variados, o ritmo está voltando com força total após alguns anos de timidez.

Mas, o que exatamente ele é e qual a diferença para os outros? Ou, até mesmo, qual a sua história e os principais subgêneros que o constituem? Confira, a seguir, um recorte que fizemos sobre o tema. Esperamos que você goste!

O que é música house?

Primeiramente, a música house nada mais do que um estilo musical uptempo – mais batidas por minuto do que o tido como padrão. São cerca de 120 a 150 bpm com batidas 4/4, classificando-o como parte da música eletrônica. Além disso, as canções costumam durar cerca de 5 minutos.

Os sons produzidos podem ou não ser repetidos, sendo produzidos por meio de uma caixa de ritmo. Lado a lado, sua história está diretamente relacionada aos clubes de Chicago. Isso porque era o início dos anos 80 quando ele surgiu como uma variável da Disco Music, sucesso na época. 

Segundo registros históricos, seu primeiro representante foi o DJ Frankie Knucklen, no club The Warehouse. Em outras palavras, naquele período, as pessoas iam até as lojas de vinil procurar pelos “discos que tocavam na Warehouse”. Por isso a relação entre os ritmos, considerando-os um como parte da trajetória do outro.

Quais são os tipos de house music?

A popularização da house music aconteceu por meio de dois contextos. O primeiro deles, eram os musicais e festivais, que reuniam os apoiadores do estilo. O segundo foi por meio de filmes e rádios, que fizeram dele parte do nosso cotidiano e tornaram-no mais acessível.

Em paralelo, por causa dessas mudanças, aconteceram, também, alterações na sua estrutura. Enquanto no passado, a house music era dominada por batidas repetidas, hoje, são vários ritmos e formatos, consolidando novos tipos. A seguir, apresentaremos alguns desses novos formatos.

Funky-house

Como o próprio nome já indica, o Funky-house é uma mistura da música house com o sample do funk dos anos 70 e 80.

Alguns exemplos de canções que se encaixam no subgênero são:

  • Get Get Down – Paul Johnson;
  • Funky Planet – Roland Clark;
  • Speed Up – Funkerman;
  • Shake It Up – Miguel Migs.

Tech-house

Assim como no subgênero anterior, o Tech-house é uma mistura dos aspectos musicais do techno com o house music. Em resumo, isso se dá por meio da combinação de “linhas de baixo robusto” com harmônicas e grooves de house progressivos.

Alguns exemplos de canções que se encaixam no subgênero são:

  • Roadkill – Dubfire;
  • Mind Dimension 2 – Tiga;
  • Move Your Body –  Marshall Jefferson;
  • Where´s Your Head A – Basement Jaxxt.

Disco-house

Disco-house ou Nu House surgiu no início dos anos 2000. Ele surgiu com o propósito de reinventar a música disco americana dos anos 70 combinada com o euro disco dos anos 80.

Alguns exemplos de canções que se encaixam no subgênero são:

  • Love Foolosophy – Jamiroquai;
  • Inspector Norse – Todd Terje;
  • Miura – Metro Area
  • Get Down, JB – Me & My Toothbrush!.

Progressive House

No Progressive House, há a progressão de melodia de linhas e baixos. Original do Reino Unido, surgiu no cenário Underground da Inglaterra.

Alguns exemplos de canções do subgênero são:

  • After Love – Shlomi Aber e Guy Gerber;
  • Years – Alesso;
  • Passion – Gat Decor;
  • Greyhound – Swedish House Mafia.

Electro House

A Electro House é uma vertente da Música House com mescla de elementos do electro dos anos 80. Suas principais características são o uso de pesados e graves baixos.

Alguns exemplos de canções do subgênero são:

  • Animals – Martin Garrix;
  • No Beef – Afrojack, Steve Aoki e Miss Palmer;
  • Tsunami – DVBBS e Borgeous;
  • Yee – Deorro.

House Music nas paradas

Sucesso nos anos 90, a House Music voltou com força total às paradas após sucessos do Drake e da Beyoncé. O melhor exemplo disso é a canção Break My Soul, da Diva do Pop, que se tornou um dos hinos dos Estados Unidos. O lançamento serviu para mostrar que o estilo está com força total.

Beyoncé exalta a música house em "Renaissance"
Beyoncé entra nas categorias de Dance/EDM no Grammy 2023 com o ‘Renaissance’ (Foto: Divulgação)

Inclusive, caso queira saber mais sobre, queremos deixar de indicação um Giro do Palco sobre a estratégia por trás de Break My Soul.

Mas vale lembrar que, antes do lançamento, a banda Swedish House Mafia já era destaque nos anos 2000 com o Progressive House.

Conheça novos nomes do cenário independente

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre a Música House, estilo musical uptempo com batidas de 120 a 150 mbp. Originário dos clubes de Chicago, está voltando com força total após lançamentos da Beyoncé e do Drake.

E aí, você já conhecia o gênero? Antes de sair, baixe o nosso aplicativo e venha conhecer, também, nomes promissores do cenário independente!

Ayllana Ferreira