1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Na palma da mão: 5 hits do samba e pagode pra você ouvir hoje

Na palma da mão: 5 hits do samba e pagode pra você ouvir hoje

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Quem não gosta de samba, como diz a canção do inesquecível Dorival Caymmi, “é ruim da cabeça… ou doente do pé”. Longe das mídias popularescas há um tempinho, esse patrimônio imaterial da cultura brasileira segue sua trajetória de inovação, renovação e revolução.

No texto de hoje, a conversa gira em torno de alguns singles de sambistas que estão bombando no Palco MP3. Arraste aí os móveis da sala, ajuste o volume do som e se prepare para dançar e cantar com toda cadência e alegria que só o samba tem!

A Possibilidade – Jorge Aragão

Cria do subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, Jorge Aragão da Cruz é cantor, sambista e compositor de inúmeros sucessos. Com seus mais de 40 anos de carreira, Jorge é um mestre na arte de cantar sobre as idas e vindas da vida.

Atualmente, o sambista trabalha na divulgação do single A Possibilidade. Fruto de uma parceria de Jorge Aragão e Xande de Pilares, a canção fala sobre as delícias e devaneios de uma paixão.

Ebony and Ivory – Péricles

Com 33 anos de carreira, Péricles é um verdadeiro ícone de dois dos mais brasileiros dos ritmos: o samba e o pagode. Com sua voz que move montanhas, esse gigante gentil da música brasileira popular tem a manha de cantar sobre a vida da gente.

Em julho deste ano, lá em Salvador (BA), o artista gravou o DVD Mensageiro do Amor. O repertório, com 26 faixas, focou nos grandes hits do artista, nas faixas do álbum Em Sua Direção e na apresentação de nove canções inéditas. A atual música de trabalho é uma versão para Ebony and Ivory, clássico de Paul McCartney e Stevie Wonder.

Nosso Bem Maior

Com 49 anos de estrada, o Fundo de Quintal é uma lenda do samba. De forma bem original, esse grupo carioca ficou conhecido por inovar e usar instrumentos até então incomuns nas rodas de samba, como o banjo com braço de cavaquinho.

Ao longo de sua extensa discografia, esses sambistas veteranos costumam abordar assuntos que envolvem pautas cotidianas, relacionamentos, etc e tal. Um de seus trabalhos mais recentes é o single Nosso Bem Maior, uma canção que fala sobre fé, família e alegria.

Perdoa Amor – Grupo Revelação

Papo reto: o Grupo Revelação é um símbolo incontestável do romantismo! Com seus 25 aos de caminhada, esses veteranos são bem respeitados nas rodas de samba… e também nos pagodes que agitam as baladas Brasil afora.

A atual aposta dessa rapazeada  nota máxima é a canção Perdoa Amor. Mais uma vez, esses cariocas maneiros emplacaram mais uma canção na mente e no coração do povo.

Bye Bye – Fael di Sampa

Natural de Presidente Prudente (SP), Rafael Castelo, o popular Fael di Sampa, é cantor, produtor e compositor. Na estrada desde 1998, Fael viu seu trabalho cair no gosto popular em 2005, quando suas interpretações viralizaram, por meio de uma coletânea independente de pagodes nacionais.

Entre 2012 e 2018, Fael focou seu trabalho na produção de outros artistas. Em 2019, no entanto, veio sua volta triunfal aos palcos. Para celebrar a sua retomada, o sambista lançou o EP Estação do Amor, produzido pelo Jardel Camilo (JCamillo Music Lab), cujo single atual é a romântica Bye Bye.

Ouça mais samba e pagode no Palco MP3

Bom… se você chegou até aqui, recomendo que ouça mais samba e pagode no Palco MP3! Para isso, se liga no conceito das playlists abaixo:

É tudo nosso, amigo leitor!

Gustavo Morais