1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Tarcísio do Acordeon: o novo ídolo da música brasileira popular

Tarcísio do Acordeon: o novo ídolo da música brasileira popular

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O cearense Tarcísio do Acordeon tem 27 anos e desponta como primeiro grande fenômeno artístico desta recém-inaugurada década. Cantor, compositor e multi-instrumentista, Tarcísio tem um talento inventivo pouco comum no cenário da música brasileira popular. Em suma, podemos entender que ele consegue unir “a voz do lamento do sertão”, a sanfona tradicional do forró de vaquejada e a batida renovada da pisadinha.  

Mas será que é só saber combinar esse tanto de elemento e sair fazendo música? Claro que não, concorda?

No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre esse sinônimo de sucesso. A intenção desta nossa conversa é entender um pouco sobre essa carreira tão inspiradora. Ah! Mas é claro que vai ter muita música, ou seja, não se preocupe com a trilha sonora para a sua leitura. Se prepare por aí e aproveite para tirar algumas lições de como fazer sucesso.    

Vamos lá?

Quem é Tarcísio do Acordeon?

Tarcísio é natural de Campos Sales, cidade de 27 mil habitantes no Sul do Ceará, entre o sertão do Cariri e o limite com o Piauí. Dos seus 27 anos de idade, 19 são dedicados à música, ou seja, ele toca desde os oito. A primeira referência musical, conforme você pode imaginar, foi o pai, que também é músico de forró. Curiosamente, o seu primeiro instrumento foi o violão. 

O nome artístico Tarcísio do Acordeon, como não poderia ser diferente, vem da relação dele com o instrumento que é marca registrada nos grupos de forró. 

Tarcísio do Acordeon é um ídolo da música brasileira

Antes de fazer sucesso como artista, ele fez parte da banda de cantores famosos. Apesar da bagagem que só a estrada a pode proporcionar, Tarcísio parece não ter muita saudade daqueles tempos. Nesse sentido, em entrevista ao UOL, ele revela ter sido tratado com certo desdém por alguns de seus ex-patrões. “Faço questão de tratar minha banda como igual. Conheço o outro lado da moeda. Tinha cantor que não deixava os músicos da banda compartilharem comida do camarim, era bem escroto”.

Incomodado com aquela situação, Tarcísio decidiu bater asas e voar. Num primeiro momento, formou um trio de forró pé de serra e não funcionou. Na sequência, montou uma banda completa e novamente o resultado comercial não dentro do esperado. Posteriormente, veio a cartada final: um projeto de sanfona, voz e teclados. A sonoridade trabalhada ali, claro, foi a pisadinha.

Apesar da pegada eletrônica do estilo, Tarcísio opta por enfatizar as melodias, o aspecto vocal e defende as cores do forró de vaquejada. Bastante popular no Nordeste, esse subgênero exalta as tradições e lamentos do sertão e do vaqueiro.

2020: o ano da virada do forró

Por causa da explosão do piseiro, sobretudo por causa da força dos Barões da Pisadinha, o ano de 2020 marcou um novo começo de era para o forró. O ritmo tomou conta das plataformas de streaming e sites de música em geral. E foi nesse contexto que Tarcísio do Acordeon começou a aparecer. 

Em março do ano passado, no entanto, veio a crise sanitária que ainda assombra o mundo. Sim: estou falando da pandemia da Covid-19, essa questão tão seríssima, que tem reverberado em todos os campos da sociedade. Consequentemente, e como não poderia ser diferente, Tarcísio viu o sucesso chegar, mas ainda não teve a oportunidade de levar o seu show para todos os cantos do Brasil.

Tarcísio do acordeon tocando seu principal instrumento

Em julho de 2020, Tarcísio lançou o disco A Nova Cara das Vaquejadas. O trabalhou emplacou as faixas Nêga, Roxinho e Não Sou Perfeito. A “cereja do bolo”, no entanto, veio em dezembro, com o lançamento do disco Diferente dos iguais, puxado pelo single Meia noite (você tem meu WhatsApp) – uma das faixas mais tocadas da atualidade. 

O futuro chegou e Tarcísio do Acordeon faz parte

Surfando na crista da onda, Tarcísio do Acordeon é o feat. número 1 do momento! De um ano pra cá, ele vem construindo parcerias espetaculares. Com a dupla Henrique e Juliano, por exemplo, Tarcísio já fez um som e até mantém uma relação de amizade.

A mesma camaradagem ele encontra em Wesley Safadão e Xand Avião. Com Xand, inclusive, o novo astro da música brasileira popular gravou a faixa Obsessão.

No finalzinho de fevereiro, o artista colou com a dupla Fernando e Sorocaba e gravou a faixa Não Divulga.

O próximo passo? Bem… o céu é o limite! Ao que tudo indica, o voo será cada vez mais alto. Logo, a música brasileira saúda e comemora o sucesso de Tarcísio do Acordeon, um artista das multidões.

Gustavo Morais