1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Saiba saiba como nasceu o Dia do Sertanejo!

Saiba saiba como nasceu o Dia do Sertanejo!

Por: Damy Coelho

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Assim como o rock tem o seu dia oficial, o sertanejo também tem! Nada mais justo para celebrar um dos estilos de música mais populares do Brasil, né?

Mas você sabe por que o dia 3 de maio foi eleito como o Dia do Sertanejo?

Muita gente deve saber que a música sertaneja é derivada da música caipira feita nos sertões do país. Em 1929, Cornélio Pires gravou e distribuiu os primeiros bolachões da então música caipira. Mas o estilo só ganhou um dia oficial quando já estava mega consagrado no país, em 1964.

A música sertaneja teve uma conexão muito próxima com a religião. Na década de 60, vários violeiros e músicos “caipiras” organizavam caronas para visitarem Aparecida do Norte e o templo do catolicismo no país virava também palco de música sertaneja.

Em 1964, o jornalista Geraldo Meirelles teve a ideia de definir uma data para que sertanejos de todos os cantos do país se encontrassem em Aparecida para fazer um som, bem à moda brasileira. A intenção era de criar uma tradição com um festival sertanejo. Tipo igual o Rock In Rio é para o rock brasileiro, sabe?

Violeiros e duplas de diversas cidades foram chamadas. Com o apoio da Rádio Aparecida, um festival foi organizado para celebrar a data, no dia 3 de maio de 1964. A grande atração era a dupla Tonico e Tinoco, que estava bombando na época (eram tão queridinhos como Jorge e Mateus são hoje!). Nomes como Lui e Léu e as Irmãs Galvão também tocaram no festival.

A partir daí, o dia 3 de maio passou a ser definido como o Dia do Sertanejo. E se você pensa que a tradição em Aparecida ficou só pra história, está enganado. A cidade recebe este ano a 53ª edição deste festival e mantém a tradição de preservar as raízes do sertanejo. As Irmãs Galvão, que estavam na primeira edição do festival (láá em 1964!), sobem ao palco novamente este ano com Chico Amado e Xodó, Flávio di Paula e Isaías, entre outras atrações.

Graças a esses nomes, hoje temos um dia dedicado a esse estilo musical que o Brasil tanto ama. Viva o sertanejo!

Damy Coelho