Saber como entrar em playlists editoriais pode ser uma oportunidade e tanto para artistas independentes. Além de ser um dos espaços mais disputados nas plataformas de streaming, costuma trazer mais visibilidade para os nomes que estão ali. Mas, como participar?

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o que são essas playlists e quais as vantagens de fazer parte delas. Isso sem falar, é claro, em como entrar nas daqui do Palco MP3. Confira a seguir e aproveite!

O que são as playlists editoriais?

Nos aplicativos de streaming, existem dois tipos de playlist que se destacam. A primeira delas, são as feitas pelos usuários. Qualquer um pode criar e customizar a sua própria playlist, selecionando as músicas baseadas em critérios pessoais. Essas listas podem ou não ser compartilhadas com os amigos, de modo a receber mais acessos.

Acredite, há, até mesmo, empresas que lucram com este recurso, gerando uma experiência de compra mais completa para seus compradores. Um exemplo disso são os clubes do livro por assinatura, que enviam os livros mensalmente. Como parte da experiência sensorial, é comum que os organizadores façam uma lista de músicas para ouvir durante a leitura.

Em paralelo, existem as playlists editoriais, que podem ser uma mina de ouro para artistas de todos os tamanhos. Em síntese, elas são listas criadas pela própria plataforma de streaming e que geralmente tem um valor maior para o usuário.

Quais as vantagens de entrar em uma playlist editorial?

Como dito anteriormente, as playlists editoriais são playlists feitas pelos responsáveis pelo streaming. Por isso, normalmente tem um espaço de visibilidade maior dentro do aplicativo ou do site. Neste sentido, para artistas independentes, pode ser uma ótima oportunidade de encontrar novos públicos e aumentar a sua audiência.

Pense só. Quando o usuário não sabe o que ouvir, é muito comum que eles pesquisem por essas playlists. Além de estarem expostas em uma das páginas principais, elas trazem mais credibilidade quando comparadas às versões dos usuários.

Logo, é um acesso facilitado ao público. Para mais, existe, também, as próprias otimizações dentro do streaming. Por mais simples que possa parecer divulgar uma música e/ou uma lista, o processo é um pouco mais delicado. Para ter mais acessos, ao construir a descrição, é preciso encontrar os termos de busca que as pessoas utilizam.

Isso sem falar na importância de criar um texto realmente atrativo. Paralelamente, quando você entra em uma playlist editorial, deixa-se de lado essa parte técnica. Os próprios responsáveis pelo streaming fazem toda a configuração já pensando no usuário e no que realmente traz resultados.

Sendo assim, se fôssemos resumir as principais vantagens de participar de uma dessas listas, seria:

  • contato com novos públicos;
  • maior visibilidade dentro da plataforma;
  • credibilidade por ser uma playlist feita pelo streaming, portanto, imagina-se que existe uma curadoria por trás;
  • menos esforço com a parte técnica, visto que os responsáveis pelo streaming fazem as configurações.

E aí, conseguimos mostrar a você as vantagens? No próximo tópico, veja como entrar em playlists editoriais aqui do Palco MP3.

Como entrar em playlists editoriais?

Aprender como entrar em playlists editoriais pode ser um passo muito importante para a sua carreira. Afinal, como visto anteriormente, são inúmeros os ganhos. Para você que não sabe por onde começar, foque, inicialmente, em dois passos: o pitch perfeito e a qualidade da gravação.

Quando falamos de o pitch perfeito, tratamos do discurso utilizado para entrar em contato com os editores. A ideia ali é vender a sua arte e mostrar toda a originalidade que existe nela. É preciso conseguir traduzir em poucas palavras porquê a(s) sua(s) música(s) deveria fazer parte de uma dessas listas.

Inclusive, deixamos de indicação o curso completo Em Busca do Pitch Perfeito, da Beatriz Carlos. Por mais que seja focado em um streaming, as dicas apresentadas são úteis para qualquer plataforma. Além disso, podem ser utilizadas, também, ao tentar se inscrever em eventos e tocar em algum lugar desejado.

O segundo passo é, justamente, a qualidade da música. Aqui tratamos as questões técnicas, tal qual a produção, a qualidade do som e da gravação. Até porque a música em questão pode ser reproduzida por milhares de pessoas, desse modo, precisa cumprir com os requisitos técnicos.

Caso você não possa ou não queira investir em uma gravadora, saiba que podemos ajudar com isso. Temos um serviço exclusivo de produções de música, em que fazemos todo o processo de modo online e com menos custos. Deixamos de indicação de leitura um conteúdo que fizemos sobre como funciona a produção musical do Palco MP3.

Por fim, mas não menos importante, existe a criatividade. Não é exatamente um passo para entrar em uma dessas playlists, mas pode ser um facilitador. Constantemente, a nossa equipe consome os artistas cadastrados na nossa plataforma. Logo, se a sua arte é única e criativa, você pode ser selecionado.

Cadastre-se na nossa sessão de artistas!

Ao longo deste conteúdo, explicamos como entrar em playlists editoriais e quais as vantagens disso. Em suma, é preciso um bom pitch de vendas, associado a qualidade técnica da canção. Lado a lado, a criatividade pode ser uma importante aliada para facilitar o processo ou, até mesmo, encurtá-lo.

Como resultado, de estar em um espaço assim, o músico ganha mais visibilidade, credibilidade, entre outras vantagens. Pode ser uma oportunidade e tanto para artistas de todos os tamanhos!

E aí, quer dar o próximo passo na sua carreira? Cadastre-se no nosso gerenciador de artistas  e faça parte da nossa plataforma!