1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Veja dicas de como gerir a própria carreira como artista independente

Veja dicas de como gerir a própria carreira como artista independente

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Gerir a própria carreira como artista independente é um dos principais desafios de profissionais de todos os tamanhos. Isso porque, mesmo que você esteja começando ou não, existem algumas variáveis que sempre farão parte. Por exemplo, a importância do marketing e do networking.

Mas como começar ou, até mesmo, o que fazer para dar os próximos passos? São várias as possibilidades. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completíssimo com 5 dicas de gestão que são essenciais para todo profissional. Esperamos que você goste e que faça sentido o que falaremos a seguir.

Qual a importância de gerir a própria carreira?

Saber como gerir a própria carreira é o que diferente artistas que dão certo daqueles que dão errado. Pense no mercado musical como uma empresa, por exemplo. Enquanto empreendedor (músico), você precisa conhecer o seu público e saber onde e como oferecer o seu produto (sua arte).

Ainda porque se não tem controle ou conhecimento disso, é fácil oferecer algo fora do mercado. Como resultado, além de demorar muito mais para fazer sucesso, corre o risco de gastar todo o seu orçamento com algo fadado a dar errado. Paralelamente, no mercado independente, tudo se torna ainda mais delicado.

Afinal, somos nós que gerimos a nossa própria carreira e tomamos decisões. Dessa forma, somos nós, também, os maiores responsáveis pelo nosso sucesso e/ou fracasso.

Como gerir a própria carreira?

Por mais que existam diferentes ritmos, públicos e objetivos, existem algumas dicas úteis para qualquer profissional. Separamos, a seguir, 5 das principais. Todas elas foram baseadas na nossa experiência no mercado e refletem anos de aprendizado. Aproveite!

1. Defina seu objetivo

Baseado em uma clássica frase das animações, se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho basta. Neste contexto, no mercado musical, é necessário ter clareza dos seus objetivos. O que você quer enquanto artista? É ser famoso? É contar a sua história? É compartilhar a sua arte? Defina o que você quer.

Nada impede, também, de ter mais de um objetivo ou que ele mude conforme o tempo passa. A ideia aqui é apenas estabelecer o seu propósito. A partir disso, vamos criar e pensar em estratégias para chegar até lá.

Só não se esqueça de definir algo que seja possível de alcançar. Certamente, você pode sonhar alto. No entanto, uma dica é dividir o seu sonho em etapas para não gerar frustrações.

2. Estude o mercado

Depois de estabelecer o seu objetivo, como dito anteriormente, é hora de pensar nas melhores estratégias.  A vista disso, uma das melhores formas de ser certeiro é estudando o mercado. Em outras palavras, entendendo o seu público, o que eles gostam de ouvir e vendo exemplos de quem deu certo.

Com a finalidade de conhecer melhor os seus fãs, aposte em conversas sinceras e pesquisas. Pergunte o que eles gostam, porque gostam e quais são as expectativas. As pesquisas também podem ser ótimas aliadas. Caso você não tenha tempo de realizar qualquer uma dessas etapas, é possível terceirizar.

Em ambos os contextos, lembre-se que quanto mais pessoas forem ouvidas, mais precisas serão as conclusões. Já com relação a quem deu certo, a ideia é entender um pouco mais do que eles estão fazendo para se inspirar. A cantora Anitta é um ótimo exemplo de estrategista. Outros exemplos são o funkeiro MC MM e a ex-BBB Juliette. Mesmo que você não se identifique com um deles, os três artistas são excelentes gestores. Logo, vale a pena acompanhar o que eles estão fazendo ou já fizeram.

3. Faça networking

Fazer networking é um dos maiores clássicos de como gerir a própria carreira. Independente da área, acredite, ter uma rede de relacionamento é essencial. Isso porque essas pessoas serão o seu principal ponto de apoio. Seja para se inserir em novos mercados, seja para conhecer as pessoas certas ou ser indicado.

É provável que serão essas mesmas pessoas que auxiliarão você a crescer e, muitas vezes, trarão oportunidades. Portanto, uma rede de qualidade pode ser um ponto de virada na sua carreira. Lembrando que quando falamos de qualidade, tratamos tanto de nomes influentes, como de pessoas de confiança. Aqui no Palco, nós temos uma categoria ensinando a como fazer networking. Resumidamente, aposte em feiras, eventos, grupos e espaços que envolvam outros profissionais do mercado musical.

4. Invista em marketing pessoal

Investir em marketing pessoal é outro clássico. Por mais repetitivo que possa parecer, saber como vender a sua arte é uma competência necessária. Não só para alcançar novos públicos, como para gerar valor para o seu trabalho. Neste sentido, estude e entenda um pouco de marketing. Nem que seja só como funcionam as redes sociais.

Novamente, você pode terceirizar o serviço. Mas para saber se está sendo eficaz, é preciso compreender o que está acontecendo e o que está sendo feito. Para quem ainda não tem conhecimento na área, temos outra categoria aqui no blog ensinando marketing digital para artistas. Vale a pena conferir!

5. Acompanhe os números

Talvez essa seja a dica mais difícil de seguir. Até porque não é cultural acompanhar os números. Mas acredite, vale a pena. Dos shows ao investimento em propaganda, sempre acompanhe os resultados. Mesmo que não seja tão preciso, é importante analisar a recepção do que você está fazendo.

Desse modo, é possível lapidar a sua entrega e entender se está dando certo. Da mesma forma, compreender o que deu errado para não fazer novamente. Portanto, tente criar o hábito de acompanhar os números. Ainda que você não goste de matemática, é importante entender o que aqueles indicadores contam para você.

Escute o nosso podcast sobre autogestão de carreira

Palco Ensina Podcast convida MC MM para falar sobre autogestão de carreira musical

Ao longo deste conteúdo, mostramos a importância de como gerir a própria carreira. Para mais, apresentamos, também, cinco dicas de como fazer isso. Em síntese, defina um objetivo, estude o mercado e faça networking. Não se esqueça, também, de investir em marketing pessoal e acompanhar os números.

E aí, o que achou das dicas que trouxemos? Caso queira se aprofundar no tema, recomendamos a escuta do nosso podcast. Conversamos com o MC MM sobre como fazer autogestão de carreira artísticas. Vale a pena conferir!

Ayllana Ferreira