Quando você pensa nos maiores cantores de rock brasileiro de todos os tempos, quais nomes vêm a sua mente? De Raul Seixas a Pitty, todos eles têm um papel fundamental para a construção do estilo aqui no nosso país. Isso sem falar em artistas independentes, como Edglas Prado, que são grandes promessas.

A seguir, falaremos um pouco mais desses artistas, além de apresentar para você um pouco mais da trajetória do Edglas, que vem nos surpreendendo pela qualidade do seu trabalho. Esperamos que você goste do recorte que fizemos!

Cantores de rock brasileiro que marcaram a história

O rock não é um estilo musical originário do nosso país. Ele surgiu nos Estados Unidos e veio para o Brasil muito inspirado em grandes nomes de lá. Assim, para você entender um pouco mais, segundo registros, o pontapé inicial em terras verde-amarelas foi em 1955, juntamente com a tradução da música Rock Around the Clock.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Tivemos artistas que fizeram muito sucesso com estilos parecidos com cantores gringos, como Erasmo Carlos. Em paralelo, tivemos nomes brasileiros que conquistaram pela autenticidade, como Rita Lee. Todos eles, independente do estilo, foram e são muito importantes para a música brasileira.

Outros nomes, além dos dois anteriores, que marcaram (ou estão marcando) a nossa história são:

  • Raul Seixas;
  • Pitty;
  • Cazuza;
  • Arnaldo Antunes;
  • Nando Reis;
  • Cássia Eller;
  • Frejat;
  • Zé Ramalho;
  • Lobão;
  • Gilberto Gil;
  • Lulu Santos;
  • Fagner.
  • Renato Russo;
  • Ney Matogrosso;
  • Marina Lima etc.

Vale mencionar que buscamos trazer variedade em artistas. Nem todos os grandes talentos foram citados. Isso porque a diversidade é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores qualidades dos músicos brasileiros. Fora que tem muita gente talentosa aqui no nosso país.

Sendo assim, selecionamos aqueles que sempre (ou costumam estar) na boca do povo quando falamos do rock nacional. Todos eles, de certa forma, marcaram gerações e influenciaram outros nomes que vieram após. Como é o caso do próprio Edglas Prado, talento independente que falaremos nos próximos tópicos.

Conheça Edglas Prado, promessa do cenário independente

Se vamos falar dos melhores cantores de rock brasileiro, não poderíamos deixar de falar do Edglas. Embora ele ainda não tenha a mesma visibilidade dos nomes anteriores, vem se mostrando como uma das grandes promessas dos próximos anos. Misturando rock, com blues e MPB, já fica claro o talento do músico baiano.

Um ponto interessante da sua carreira é que, mesmo sendo brasileiro, em 2011, ele mudou para os Estados Unidos. Foi nessa mesma época que ele começou a estudar mais da cultura dos norte-americanos. De lá para cá, ele vem se arriscando não só na língua, como unindo a sua nova realidade com questões sociopolíticas que também afetam aqui no Brasil.

Como resultado, vem produzindo canções que geram identificação e conversam diretamente com tudo o que vivemos. 

Califórnia, Nova Iorque, Flórida e Colorado são alguns dos estados que marcaram a sua trajetória. Isso sem falar na sua própria terra de origem, Salvador, que é rica em história e tradição. Como resultado, a diversidade musical é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores qualidades do seu trabalho.

Mesmo tendo se mudado, a sua brasilidade segue viva nos seus álbuns e em tudo o que representa.

Dia 23 de novembro, ele lançou mais um novo trabalho. Edglas Prado III é o nome do seu terceiro álbum, que reúne tudo isso que falamos anteriormente em um só lugar. Algumas músicas incríveis, que fizeram parte do lançamento, são Burning Man, Ideological Wall e Winter.

É uma produção solo, que reflete tudo o que ele vem vivendo em terras norte-americanas. Em paralelo, a produção contou com o apoio de Nairo Elo na bateria; Marlon Borges no baixo; Maria Abella no violoncelo e Jotape na guitarra, arranjos e produção. Vale a pena conferir!

Baixe o aplicativo do Palco MP3 e veja outros nomes do cenário independente

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre cantores de rock brasileiro. Um dos nossos destaques foi, inclusive, para Edglas Prado, cantor do cenário independente que está mostrando para o que veio. Nascido na Bahia e hoje morando nos Estados Unidos, ele reúne o melhor do Brasil com a terra estrangeira em músicas diversas.

Isso sem falar na mistura de histórias e questões sociais que compõem as suas letras. Como resultado, como dito em outros momentos durante o texto, a diversidade musical é uma das maiores qualidades.

Lado a lado, além do Edglas, existem inúmeros outros nomes do cenário independente que valem a pena conhecer. Do Rock ao Samba, não falta variedade de talentos no aplicativo do Palco MP3. Por isso, queremos fazer um convite. Baixe agora o nosso aplicativo nas principais lojas e não deixe de conferir!