1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Conheça a banda O Grilo, atração do Lollapalooza 2023

Conheça a banda O Grilo, atração do Lollapalooza 2023

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

E aí, amante da música! Se você curte e acompanha os grandes festivais, sabe que está chegando o Lollapalooza 2023. O evento é conhecido por unir nomes de peso de vários gêneros, principalmente os alternativos. Então, hoje é o dia de conhecermos mais a fundo um grupo brasileiro que promete brilhar no palco do Lolla neste ano: O Grilo

A jovem banda está construindo a carreira de maneira veloz e consistente, o que é raro. Assim, suas músicas criativas e sensíveis têm tocado nos fones de ouvido de centenas de milhares de ouvintes, com versos que compartilham amor, divertimento, reflexão e esperança. 

Nesse sentido, vamos contar a história do grupo, destacar seus principais trabalhos e incluir videoclipes para você curtir. Ou seja, já pode aumentar o som por aí, porque muita música boa está a caminho! Então, basta de delongas. Chegou a hora de conhecer a banda O Grilo!

A história da banda O Grilo

A banda O Grilo tomou forma no ano de 2017, na cidade de São Paulo. Atualmente, é formada por Pedro Martins (voz), Felipe Martins (guitarra), Gabriel Cavallari (baixo) e Lucas Teixeira (bateria). O grupo é resultado da amizade entre colegas de escola, que começaram a fazer um som durante o ensino médio. 

Logo de início, os caras uniram diversas referências para moldar o som do grupo, provenientes do indie rock, da MPB e do samba, por exemplo. Apesar de exótica, a mistura deu muito certo e virou uma marca registrada. Prova disso, no primeiro ano em atividade, O Grilo conquistou o quinto lugar na competição Red Bull Breaktime Sessions.

De certa forma, a origem do nome é controversa, com duas principais possibilidades. A primeira é explicada a partir da expressão “estar grilado”, além do próprio canto apresentado pelo inseto. A outra motivação teria sido mais trivial: um show estava marcado, mas eles não tinham nome. Um conhecido sugeriu “O Grilo” na última hora. Estava feito. 

Primeira gravação

No segundo semestre de 2017, a banda foi até o estúdio Family Mob para realizar a primeira gravação profissional. O EP Herói do Futuro contou com a produção de Jean Dolabella (Ego Kill Talent e ex-Sepultura). Além disso, a engenharia de som e a mixagem foram realizadas por Hugo Silva. 

O trabalho foi lançado em dezembro daquele ano, com cinco faixas que evidenciam o grande trunfo da banda O Grilo: a fusão do rock com ritmos brasileiros por meio de vocais doces e arranjos criativos. Em seguida, confira o clipe de Serenata Existencialista, faixa que fecha o EP e soma milhões de plays nas plataformas digitais:

Acima de tudo, o trabalho de estreia mostrou que a banda paulistana não estava para brincadeira. O EP rendeu shows, participação em rádios e, consequentemente, a construção de uma ótima base de fãs em um curto período. Assim, O Grilo sedimentava um caminho extremamente promissor. 

Nova fase da banda O Grilo

No ano de 2018, a banda assinou contrato com o selo independente Rockambole, que apostaria fortemente nas “loucuras sonoras” do grupo. Meses depois, houve uma reformulação: saíram os antigos integrantes Gabriel Xavier e André Maya, e entrou Felipe na guitarra. Assim, Gabriel passou para o baixo. 

Agora um quarteto, O Grilo já encarava o primeiro desafio em sua nova fase: estrear no festival Lollapalooza. A banda conquistou a chance de abrir a edição de 2019 após vencer um concurso da rádio 89. Os caras tiveram apenas uma semana para ensaiar, mas mandaram bem.

Após a oportunidade, o grupo amadureceu e conquistou notoriedade, chegando a dividir o palco com o Supercombo, participar do Estúdio Showlivre e marcar presença no festival Feira Noise. 

Período pandêmico

Após o lançamento de alguns singles, veio a pandemia da Covid-19. Inicialmente, foi um baque para a banda, que estava embalada e pretendia decolar em 2020. No entanto, os quatro amigos utilizaram o período pandêmico para produzir. Nesse momento introspectivo, surgiram as canções que formariam o disco Você Não Sabe de Nada

O processo de composição foi especial para o grupo, que alugou um sítio em Limeira, cidade do interior de São Paulo. A natureza trouxe frescor às novas composições, que foram produzidas e mixadas por Hugo Silva. Já a masterização ficou a cargo de Carlos Bechet. O disco saiu oficialmente em março de 2021 e concretizou a identidade da banda. 

O trabalho também rendeu uma parceria com o cartunista Pietro Soldi, que criou tirinhas para a divulgação do álbum. Nelas, o personagem Lauro vivencia os versos criados pela banda, caindo no gosto dos fãs. Por fim, O Grilo lançou um livro sobre Você Não Sabe de Nada, com direito a comentários e cifras, além das próprias tirinhas. 

Atualmente, O Grilo trabalha em novas composições, que devem integrar um disco com lançamento previsto ainda para 2023. Além disso, os caras vão subir novamente no palco do Lollapalooza neste mês de março, prometendo uma apresentação ainda mais impactante do que a última. 

Aqueça as turbinas para o Lollapalooza no Palco MP3!

É inspiradora a história da banda O Grilo, não é mesmo? Definitivamente, os caras estão construindo uma carreira diferenciada, com músicas que têm tudo para impactar gerações. Além das belas gravações, o grupo tem ótima presença de palco. Assim, tem de tudo para fazer bonito no Lollapalooza 2023!

Falando nisso, que tal aquecer as turbinas para o festival? Basta fazer o download do app do Palco MP3, que está disponível para Android e iOs, e acessar a página de O Grilo. Lá, você pode ouvir e baixar as músicas da banda, assistir aos clipes, acompanhar a agenda, ver fotos dos integrantes e muito mais. Aproveite sem moderação!

Fernando Paul