1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Editais culturais abertos 2022: saiba como se inscrever

Editais culturais abertos 2022: saiba como se inscrever

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Uau, já estamos na segunda quinzena de fevereiro! O ano novo definitivamente embalou, hein? Prova disso é a nossa lista de editais culturais abertos 2022. Para esse primeiro trimestre, há processos seletivos muito bacanas que você, como artista ou músico, precisa conhecer. 

Trata-se de uma chance única de se recuperar do período pandêmico e ganhar apoio financeiro para executar seus projetos musicais em 2022. Além disso, você dará a sua contribuição para que a cultura verde e amarela continue produtiva e rica como de praxe.

Lista de editais culturais abertos 2022

Em seguida, listamos seis editais culturais de diferentes regiões do Brasil que contemplam a manifestação musical. É importante ter em mente que muitas dessas seleções já estão em andamento e se encerram ainda no primeiro trimestre, ok? Não deixe de ler os editais com atenção, pois é exigida uma série de documentos dos participantes.

Editais culturais abertos 2022
Atenção ao preenchimento dos formulários (Foto: Pexels)

Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte – SP 2022

A Funarte, Fundação Nacional de Artes, está com inscrições abertas até o dia 15 de março para a Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte em São Paulo no primeiro trimestre de 2022. 

Os músicos podem e devem participar, assim como artistas cênicos e visuais. Os shows irão ocorrer nos locais informados no edital, com possibilidade de cobrança de ingressos de no máximo R$100. 

Podem participar da seleção tanto pessoas físicas quanto jurídicas, desde que com experiência comprovada no ramo artístico e cultural. Nesse sentido, os interessados devem enviar propostas com o detalhamento do projeto, preenchendo um formulário online. A convocação se dará por ordem de inscrição até o total preenchimento das pautas livres. 

Inscrições
Início: 10/12/2021
Término: 15/03/2022

Mais informações

Seleção para o Curso de Profissionalização Musical de Nível Médio da Escola de Música Villa-Lobos – RJ 2022 

A Escola de Música Villa-Lobos, uma das mais tradicionais e renomadas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, está com inscrições abertas para o processo de seleção para o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Ao todo, o edital prevê 59 vagas abertas para candidatos que queiram se profissionalizar musicalmente e tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no Ensino Médio. 

Profissionalização musical também está em pauta nos editais 2022 (Imagem: divulgação)

As áreas contempladas são as seguintes: Técnico em Regência Instrumental, Técnico em Regência Coral, Técnico em Instrumento Musical e Técnico em Composição e Arranjo Musical. Ou seja, se você quer ser um profissional da música, aqui está uma baita oportunidade de capacitação

Com inscrição sem custo, a seleção se dará por meio de um questionário técnico e uma prova prática de acordo com a categoria escolhida. Aos aprovados, os cursos também são completamente gratuitos e serão oferecidos de segunda a sábado, entre 8h e 22h. 

Inscrições
Início: 19/01/2022
Término: 28/02/2022

Mais informações

Edital Semear – Fundação Cultural do Pará – PA 2022

Estão abertas as inscrições para o Edital Semear 2022, promovido pela Fundação Cultural do Pará. Com o objetivo promover e valorizar a produção cultural e artística do estado do Pará, o financiamento dos projetos culturais pode chegar a R$ 400 mil. 

A música está contemplada no edital, sendo que pessoas físicas e jurídicas estão aptas a participar da seleção. Cada interessado pode inscrever até dois projetos culturais. Dessa forma, é necessário preencher formulários eletrônicos e enviar a documentação exigida. 

Uma comissão especial com sete pessoas de notório saber e experiência no campo artístico-cultural avaliarão as propostas, que serão classificadas de acordo com a pontuação recebida. 

Inscrições
Início: 20/01/2022
Término: 07/03/2022

Mais informações

21º Prêmio BDMG Instrumental – MG 2022

Para os músicos de Minas Gerais, aqui está uma dica bem bacana. O BDMG Cultural está recebendo inscrições para o edital de concorrência pública do 21º Prêmio BDMG Instrumental.

Oportunidade ímpar para instrumentistas (Imagem: divulgação)

A premiação tem o objetivo de valorizar a pesquisa e a produção musical no estado mineiro, contemplando quatro instrumentistas com o valor de 12 mil reais e a realização de shows em Belo Horizonte e São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por formulário eletrônico, com a exigência de envio de documentos, arquivos de áudio e materiais de divulgação do artista.

Inscrições
Início: 04/02/2022
Término: 11/03/2022

Mais informações

Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí – SC 2022

 A Fundação Cultural de Itajaí, em Santa Catarina, recebe até o início de março as inscrições para a seleção pública de projetos celebrados pela lei municipal de incentivo à cultura.

Ao todo, será distribuído 1,5 milhão de reais para fomento às artes e manifestações artísticas da cidade de Itajaí, incluindo projetos do setor musical. Podem concorrer ao edital pessoas físicas ou jurídicas, que devem comprovar residência e atuação cultural no município, além de apresentarem toda a documentação obrigatória.

Uma vez aprovados pela comissão de avaliação, os artistas receberão um certificado e poderão captar recursos junto a empresas, com cotas que variam de 20 mil a 60 mil reais.

Inscrições
Início: 10/01/2022
Término: 02/03/2022

Mais informações

Solicitação de patrocínio a projetos culturais da Vale – Brasil 2022

Você sabia que a mineradora multinacional brasileira Vale investe constantemente em projetos culturais? Pois é!

Portanto, se você tem um projeto musical relevante e gostaria de contar com o apoio da Vale, basta fazer a sua inscrição na plataforma online da empresa. Depois de preencher o formulário inicial, o interessado receberá a confirmação de inscrição automaticamente no e-mail cadastrado. Em caso de seleção, a Vale entrará em contato com o artista. 

Inscrições
Contínuas

Mais informações 

Mais dicas de carreira

E aí, curtiu a nossa lista com os editais culturais abertos 2022? Olha só: além de participar dessas seleções, há inúmeros outros meios de fazer a sua carreira artística evoluir, sabia? Nesse sentido, não deixe de conferir as dicas de carreira do Palco MP3, pois elas podem te ajudar — e muito — na tão concorrida empreitada musical. 

Então, ficamos por aqui, colega artista! Um abraço e boa sorte na seleção para os editais de 2022! A gente se vê em breve, combinado?

Fernando Paul