1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Quem é João Gomes? Conheça a nova sensação da vaquejada no Brasil

Quem é João Gomes? Conheça a nova sensação da vaquejada no Brasil

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Quem é João Gomes? Se você esteve nas redes sociais ultimamente, em especial no Tik Tok, deve ter se perguntado quem é o pernambucano que tem chamado a atenção. 

Apesar da pouca idade e quantidade de hits, o cantor já coleciona números estratosféricos, superando artistas como a Anitta em número de buscas pelo Youtube. Esse feito não é para qualquer um, não é mesmo? Em outras palavras, podemos dizer que ele é o atual sucesso do piseiro e da vaquejada, e você vai entender conosco o motivo dessa repercussão.

Desde já, aumenta o volume do som, separa um espaço para dançar, capricha na coreografia e vem com a gente!

Afinal de contas: quem é João Gomes?

O novo hitmaker João Gomes, ou João Fernando Gomes Valério para a família, alcançou destaque a nível nacional nos últimos três meses. A princípio, ele cantava desde os sete anos de idade no coral da igreja da cidade de Petrolina, no interior de Pernambuco. Desde então, mesclando ritmos do sertão com o jeito simples, seguiu cantando e levando alegria junto com amigos pelas cidades vizinhas. 

Quem é João Gomes? Conheça a voz das vaquejadas que conquistou o Brasil
Se é pegada de vaqueiro, João Gomes tá na voz (Foto: Instagram/João Gomes)

Ao contrário do ritmo escolhido para interpretar, João sempre teve como inspirações Belchior e Cartola, usando a profundidade de tais referências para suas composições. Além de estudar para atuar na área de agropecuária, ele começou a gravar vídeos com coreografia e compartilhá-los na internet, alcançando, assim, uma popularidade gigantesca. 

Como resultado dessa divulgação, ele atingiu 1,4 milhões de seguidores no Tik Tok e ficou no Top 5 do Palco MP3 em agosto. Com Meu pedaço de Pecado, conquistou o pódio como mais ouvida do mês na plataforma e teve seu nome pesquisado cerca de 23 vezes por minuto. Afinal, quem é João Gomes?

Apesar do curto período de carreira, as menções a quatro músicas somaram altas porcentagens de menções no Twitter, com 55% só para Aquelas Coisas. Ufa! Aqui já deu para ver que o cantor não está para brincadeira quando o assunto é consistência de sucessos. 

Logo após o estouro repentino, João se uniu a nomes como Tarcísio do Acordeon e Vítor Fernandes, levando o som da vaquejada a mais pessoas.

Quem é João Gomes? O nome ao lado de Tarcísio do Acordeon
João Gomes e Tarcísio do Acordeon: a dobradinha das vaquejadas (Foto: Instagram/João Gomes)

Os principais hits de João Gomes

Inicialmente, seu primeiro álbum, intitulado de “Eu tenho a senha”, conta com diversos hits com letras sobre o amor e a cultura do campo. O disco contém oito faixas e sonoridade bem marcada, com uma mistura harmoniosa entre voz grave, bateria, teclados e acordeon, ressaltando a cultura do Nordeste. Não só na temática, mas em sonoridade, a produção lembra de maneira sutil os trabalhos já feitos por Luiz Gonzaga e Dominguinhos, referências no sertão. 

Meu Pedaço de Pecado

A faixa, responsável por alavancar a carreira de João Gomes, conta com mais de 99 mil vídeos de challenges e faz parte do projeto gravado em Fortaleza. A canção é uma das mais tocadas do Brasil e ultrapassou 37 milhões de visualizações no Youtube. 

Se For Amor

Da mesma forma como a primeira música citada, Se For Amor traz à tona a dúvida sobre os sentimentos diante a relacionamentos. A música também foi destaque em playlists brasileiras nas plataformas de streaming e conta com um potente dueto com Vitor Fernandes. 

Eu tenho a senha

Em contrapartida, Eu tenho a senha enaltece a vivência do trabalhador do campo que, embora tenha dias de luta, ainda conta com energia de sobra para uma vaquejada.

Aquelas Coisas

Aquelas coisas já mostra uma produção mais elaborada, com efeitos na voz de João Gomes e Tarcísio logo na introdução e mixagem eletrônica, seguida do embalo do acordeon presente nas demais músicas. 

Além das músicas já lançadas e parcerias feitas, personalidades como Gabi Martins, do BBB, já sinalizaram novas colaborações com João, apostando no piseiro como tendência. 

Quebra de preconceitos: a expansão do piseiro e da vaquejada

A princípio, a pisadinha é uma das vertentes do forró que mescla sintetizadores e teclados de maneira bem marcada, alinhando-se à estética do funk atual. Depois de propagado em pequenas cidades na região Nordeste, o estilo ganhou mais força no ano de 2010, somando-se também ao brega funk. Como resultado desse movimento, as festas embaladas pela pisadinha se tornaram populares e mais conhecidas como piseiro, contagiando o país. 

Além da proximidade com o forró, a pisadinha também flerta com o ritmo cheio de swing da vaquejada, e conta com representantes como Wesley Safadão e Xand Avião. No caso da sonoridade de João, a intenção é levar mais alegria às pessoas, visto que o cotidiano do campo é acompanhado de dificuldades. 

Quem é João Gomes? A voz das vaquejadas
O amor à vaquejada tem lugar nas letras de João Gomes (Foto: Pexels)

Nesse sentido, ele afirma em entrevista para o G1 que suas músicas têm o intuito de criar identificação com seus fãs. “É por isso que faço uma música mais animada, porque a música é remédio depois de um trabalho pesado. Quando eu canto ‘Levanta cedo para labuta que eu tô pronto’, isso não é pra mim”. 

Assim, João Gomes leva não só melodia, mas conhecimento sobre esta cultura para o resto do país, aumentando a aceitação a novos estilos.

João Gomes: o irresistível

Ainda não dá pra prever seus próximos passos, mas uma coisa é certa: agora sabemos quem é João Gomes e que seu sucesso será duradouro. Definitivamente, humildade e talento acompanham sua trajetória, tornando genuína sua identificação com os fãs, resultando em uma legião ansiosa pelos futuros shows. 

Que tal já se preparar para quando esse momento chegar e ter o repertório todo decorado? Então ouça conosco o trabalho de João Gomes e arrase nos piseiros! E, como bom piseiro não se dança sozinho, compartilhe a história de João Gomes com seus amigos para aproveitarem juntos. 

Conta pra gente: agora que você já sabe quem é João Gomes, qual dos seus sucessos não pode faltar na sua playlist?

Laryssa Costa