1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 3 bandas independentes para você conhecer mais sobre a cena do rock no nordeste!

3 bandas independentes para você conhecer mais sobre a cena do rock no nordeste!

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Por mais que não ocupe o primeiro lugar na predileção musical do povo brasileiro, o rock and roll está do lado de cá da Linha do Equador desde a década de 1950. Como todo e qualquer estilo musical de resistência que se preze, o rock sempre passou por mudanças, atualizações e flerte com outras musicalidades. O que importa, no final das contas, é que os roqueiros seguem firmes e fortes! ? ?  

Apesar de não ser tão badalado, o rock feito no nordeste brasileiro sempre gerou nomes geniais. Os artistas nordestinos são mestres na arte de fundir elementos da cultura local com as sonoridades gringas e, por consequência, fazer um som que é universal. Pensando nessa antropofagia cultural, nós listamos três bandas para que você conheça a nova cara da cena independente nordestina. ? ?

Astros de Netuno – Fortaleza (RE)

Formada por Will (guitarra/vocal), Rinelson (guitarra/vocal), Vandoido (baixo/vocal) e Rômulo (bateria/vocal), a banda Astros de Netuno surgiu em meados de 2010. O som mescla um pouco das sonoridades mais emblemáticas que o rock and roll produziu ao longo dos últimos 50 anos! É rock para quem gosta de rock, conforme você pode conferir no vídeo abaixo! ?

O trabalho mais recente do quarteto é o ótimo De Netuno para a Terra, disco que foi lançado no dia 27 de janeiro de 2017. Ao longo de 16 músicas, os caras mostram todo o poder de fogo que uma banda de rock deve ter! Dica: fique atento às mensagens das letras, pois o som do quarteto é para ouvir com a mente e com o corpo! ? ?

Rubra – Salvador (BA)

Entre outros pesos pesados, o rock and roll soteropolitano já nos deu Raul Seixas, Camisa de Vênus, Cascadura e Pitty. Não é difícil concluir que o quarteto citado poderia formar um forte meio de campo de uma seleção brasileira de rock, não é mesmo? Para reforçar ainda mais a cena roqueira da Bahia, em 2010, a banda Rubra chegou chegando!

Formado por Amanda Torres (Vocal/Guitarra), Vinícius Barros (Bateria), Tom Siqueira (Baixo) e Éverton Torres (Guitarra), o grupo bebe na fonte de Charlie BrownParamoreQueen, entre outros gigantes! Batizado Além do que se possa imaginar, o EP de estreia foi lançado em 2011. Quatro anos depois, a banda lançou o disco Sincronicidade.

rock and roll funciona ao vivo

Quarteto sabe que a magia do rock acontece nos palcos (Foto/Facebook)

Ciente da missão de espalhar sua música, a Rubra faz shows em cidades de vários estados e sempre cola em festivais importantes, como Fun Music e Vivo o Meu Show. Aumenta o volume, pois esses baianos arretados fazem uma sonzera de primeira classe! ? ?

 Carranza! – (PE)

Formada em 1996, a banda Carranza! é um ícone da música independente. Com muita luta e garra, entre os anos de 1998 e 2000, em meio a um dos períodos de maior declínio do rock feito no Brasil, o grupo lançou duas demos. Em 2003, infelizmente, encerraram as atividades. Porém, em 2015, os músicos Claudio Bastos (voz), Harryson Moura (voz), Julianno Ramalho (guitarra), Luciano Valença (guitarra), Paulo Duarte (baixo) e Bruno Montenegro (bateria) voltaram à estrada e seguem a todo vapor! ? ? 

banda está pronta pra sacudir a poeira do rock brasileiro

Carranza! é uma banda disposta a fazer música com alma (Foto/Facebook)

Com a proposta de resgatar a seriedade no rock nacional, a Carranza! não abre mão da tradicional sensibilidade nordestina para compor versos que dialogam com a realidade cotidiana. O som agrupa hard core, doses de hip hop e elementos da cultura pernambucana.  Batizado Santa Morte, o “meio álbum” de estreia foi lançado no começo de 2017 e marca o começo de uma discografia prolífica. ? ?

Com o trabalho de estreia, os caras foram premiados no 8º Prêmio da Musica Pernambucana, promovido pela ACINPE, na categoria Melhor disco de Rock. Com muita coisa para dizer, a banda Carranza! está na cena para colocar o dedo na ferida das pessoas cínicas, demagogas e cretinas. ? ?

Leia mais sobre música independente:

 

Gustavo Morais