1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Quer alcançar um público maior? Saiba como fazer um pré-lançamento!

Quer alcançar um público maior? Saiba como fazer um pré-lançamento!

Por: Thiago Fagundes

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Lançar sua música em 2021 é uma tarefa que exige várias etapas. Afinal, não basta gravar seu som e disponibilizar nas plataformas esperando que a sorte te favoreça, não é mesmo? Precisamos dar uma mãozinha pro seu anjo de guarda, caro músico! Por isso, neste post vamos aprender como fazer um pré-lançamento de sucesso, se liga!

Na atualidade, os meios de produção (estúdios caseiros) e divulgação (plataformas digitais) estão democratizados. Afinal, quase todo mundo tem acesso a esses recursos. No entanto, se todo mundo tem acesso, há uma quantidade exorbitante de lançamentos. Logo, muito som bom fica preso no limbo do anonimato da internet.

Por isso, não basta gravar e lançar, você precisa de uma estratégia de promoção de seu trabalho, seja ele um single, um EP ou um álbum cheio. E esse rolê todo começa na etapa mais importante: o pré-lançamento.

Some ideias para o seu pré-lançamento (Foto: Pexels)

Crie expectativas no público com uma boa estratégia de pré-lançamento

Vamos lá: o trabalho de promoção de sua música deve se iniciar antes da data do lançamento. Aliás, o objetivo deve ser exatamente esse: criar algum barulho em torno dessa data. Ou seja, você precisa começar a mover suas peças meses antes da música sair.

Com uma estratégia consistente de pré-lançamento você conseguirá aumentar o público que já tem e criar interesse em mais pessoas nas redes sociais no seu trabalho. Além disso, é possível gerar entusiasmo e expectativas nos seus ouvintes sobre o álbum e eventualmente convertê-los em fãs.

O “casamento” de Pabllo Vittar movimentou o Twitter

Baseie a campanha de promoção em uma data definida de lançamento

Mas então… Primeiramente é importante já ter uma deadline ou uma data definida pra soltar o som pra galera. Pode ser que o projeto ainda esteja finalizando a mixagem ou nem tenha ido pra master. Ou até mesmo que as gravações ainda estejam longe de terminar. Mas você precisa marcar uma data de lançamento.

Esse limite de tempo acaba ajudando (na pressão mesmo) a concluir o projeto. Isso porque te força a administrar seu tempo em estúdio da melhor maneira. Gosto de pensar que trata-se de uma pressão saudável que te motiva e te compromete com um objetivo mais palpável.

Saiba como fazer um pré-lançamento com sua cara e sua história

Outra coisa pra pensarmos nesse processo seria a necessidade de contar uma história, ou expressar sua marca subjetiva como artista. Então nos stories, vídeos, podcasts, blog posts e outras mídias que for usar na promoção da sua música, tente criar esse fio narrativo, pro público saber qual é a sua.

Lembre-se que é preciso dar um tom pessoal a sua estratégia de promoção. Em outras palavras, é importante deixar em evidência elementos estéticos seus, autorais e únicos.

É claro que ser totalmente original é impossível, afinal sempre trazemos conosco nossas referências no processo de criação artística.

No entanto, é legal que você se esforce pra evidenciar nas mídias do pré-lançamento elementos marcantes da identidade visual e sonora do seu trabalho. Assim, é mais provável que as pessoas se identifiquem com você.

Experimente e escolha as mídias sociais certas pro seu pré-lançamento

Parece óbvio que usar redes sociais e plataformas diversas na promoção da sua música é um caminho quase obrigatório hoje em dia. 

No entanto, não basta ter presença digital, é importante experimentar e escolher linguagens midiáticas que mais tenham a ver com o seu trampo e com sua estratégia de promoção.

Exemplos de sucesso nesse sentido não faltam. Pra citar apenas um, poderíamos falar do Marcelo D2 que resolveu fazer streams diários do processo de produção do seu álbum mais recente.

Dessa forma, o rapper carioca conseguiu chamar a atenção do público millenium (que está mais habituado às plataformas de live stream) pro seu álbum. 

Pense nos lançamentos de música instrumental, por exemplo. Esses artistas costumam ter um público predominantemente de músicos. 

E essa galera gosta de acompanhar detalhes técnicos de estúdio e equipamentos, bem como timbragens e métodos de composição. Nesse caso, investir em vídeos um pouco mais longos com mais conteúdo desse tipo pode ser a estratégia adequada pra atingir o público em cheio.

Tenha seu material de divulgação pronto antes do lançamento

É preciso também ter em dia sua bio e press release, não se esqueça. Esse material é imprescindível pra você chegar aos curadores de playlists, blogs e páginas especializadas no seu nicho musical. Pois é essa galera aí que vai te dar aquela força na promoção do pré-lançamento do seu trabalho.

Não se esqueça de incluir nesse material o seu contato e redes sociais pro público te acessar fácil. Tenha também o cuidado de elaborar um texto conciso e certeiro na hora de fazer a biografia da banda. Ah… Não se esqueça de linkar a galera pro seu último lançamento.

Tenha um cuidado extra na atualização de seus perfis nas redes nesse período

Sobretudo quando você está nesse processo de promover um lançamento, suas contas de mídias sociais, sites e listas de email devem receber mais atenção.

Redes sociais atualizadas são fundamentais para divulgar seu lançamento (Foto: Pexels)

Pode parecer meio óbvio, mas é importante dar uma movimentada na sua presença digital elaborando novos anúncios e alimentando com mais frequência o seu público com conteúdo fresquinho. Peça a seus parceiros de banda (se for o caso) pra se engajarem ao máximo nessa empreitada, pois tudo sobre vocês precisa estar atualizado.

Faça uma boa lista de contatos pra disparar suas peças de divulgação

Agora que você já tem uma estratégia definida vale a pena ter também uma lista detalhada dos veículos de mídia que têm mais a ver com o seu trabalho e seu público. Vamos lá… Rádios, podcasts, blogs especializados, coletivos de música, enfim… Você pode buscar também parcerias com outras bandas nessa hora.

Como fazer um pré-lançamento
Se organize para divulgar seu mais novo trabalho (Foto: Pexels)

Lembre-se que é preciso alguns meses pra fazer tudo isso, então dê a si mesmo esse tempo. Assim você pode criar interações reais com a galera, criando conexões mais orgânicas com a cena e a imprensa especializada.

Viu como fazer um pré-lançamento não é um bicho de sete cabeças? Seguindo nesse caminho você tem chances bem maiores de obter grande sucesso na promoção do seu trabalho! Ah! Quer aprender ainda mais sobre as formas de viabilizar o seu sonho de viver de música? Então se liga também nestas incríveis dicas de carreira que preparamos pra você!

Thiago Fagundes