O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários. Desses, boa parte é formada por empresas que precisam ser vistas por seus públicos. Da mesma forma, o Insta é uma ótima plataforma de divulgação para artistas independentes, se for bem usada. Por isso, hoje vamos dar dicas de como fazer uma bio profissional no Instagram e se dar bem nas redes.

Descubra como fazer uma bio profissional no Instagram
Um uso profissional do Instagram pode te deixar mais popular com seu público (Foto: Pexels)

7 dicas sobre como fazer uma bio profissional no Instagram

Acima de tudo, sabemos que divulgar música independente não é fácil. Nesse sentido, há muitos fatores que precisamos pensar e executar quase sozinhos, e as redes sociais são um ponto importante. Ainda assim, seguindo algumas dicas, é possível fazer um perfil que mostre que você leva seu trabalho musical a sério.

O Instagram é, sobretudo, feito de imagens. São elas que, primordialmente, vão “colocar seu produto na vitrine”. Em outras palavras, esse é o ponto-chave pra estabelecer um canal de comunicação eficaz com seu público. Bora explorar esse universo?

1.  Planeje

Antes de mais nada, é preciso planejar a forma que você vai se comunicar com seu público. Primeiro, trace as metas que quer atingir. Ou seja, o que você quer com o Instagram? Que as pessoas te conheçam e procurem onde você vai tocar? Te contratem para festas de família? Ou que grandes produtores te chamem para shows?

Dessa forma, sabendo quem quer atingir, você produz conteúdos mais certeiros. Lembre-se: tudo que você postar não é pra você. É para seu público.

Além disso, é no planejamento que você vai calcular quanto tempo e dinheiro pode investir neste projeto. Você pode contratar um profissional de mídias sociais pra te ajudar? Ou fará tudo sozinho? Caso não tenha intimidade com fotografia ou edição de imagens e vídeos, a dica é fazer um dos inúmeros cursos rápidos disponíveis na internet.

2.  Separe sua bio profissional no Instagram

Não misture sua conta profissional com a pessoal. É claro que é legal mostrar um pouco da sua vida fora da música. No entanto, não coloque na sua bio profissional coisas que você só mostraria pra amigos íntimos. Afinal, estamos partindo do princípio de que seus seguidores do Instagram são seu público e potenciais clientes.

Nesse sentido, é primordial, na hora de criar seu perfil, selecionar a opção de conta comercial. Dessa forma, você tem acesso a dados como desempenho dos seus posts, novas opções de contato etc.

3.  Apresente-se bem na descrição

À primeira vista, a biografia do seu perfil, ou seja, aquela área logo abaixo da sua foto principal, é seu cartão de visitas. Logo, ela tem que resumir o que você faz de forma atraente, a fim de fazer o visitante ter vontade de ver tudo. Para isso, temos algumas dicas:

  • Primeiramente, insira uma foto que mostre bem seu rosto;
  • Depois, escolha um nome simples e curto;
  • Então, apresente-se de forma sucinta, com palavras-chave que mostrem suas atividades. Ou seja, uma espécie de slogan. Por exemplo, “banda independente de pop e rock. Um som como você nunca viu!”.
  • Por fim, coloque um link que leve direto ao seu site ou fanpage e deixe um contato direto e atualizado entre você e seu público!
Iza é exemplo de como fazer uma bio profissional no Instagram
A cantora Iza tem um ótimo exemplo de bio no Insta (Foto: Instagram/Iza)

4.  Valorize-se

Como dito anteriormente, o Instagram é uma rede de imagens. Portanto, produzir fotos e vídeos belos deve ser seu maior cuidado. Nesse sentido, poste fotos com boa resolução, nítidas e bem iluminadas, principalmente se tiverem sido feitas à noite. Dessa forma, precisa haver uma boa luz em você/na banda. Por isso, a câmera tem que ter um flash com bom alcance e/ou tem que ter um holofote sobre as pessoas.

Já o vídeo deve ser estável. Ou seja, nada de postar vídeo tremendo. Outro ponto é que a câmera tem que ter uma boa captação de som. Afinal, não adianta nada compor uma música linda, tocá-la super bem, mas o público ouvi-la cheia de ecos e som amador. Por isso, investir em acessórios de captação pode ser crucial pra mostrar sua arte, mesmo em gravações caseiras.

Aprenda como fazer uma bio profissional no Instagram
A iluminação é um dos fatores mais importantes para valorizar imagens (Foto: Pexels)

Por fim, nos textos, entregue conteúdos de qualidade ao público. Por exemplo, dicas de composição, de como tocar músicas. Ou como funcionam os bastidores de um show ou ensaio. Dessa forma, você mostra que domina o assunto.

Ah! Cuidado com o português! Passe as legendas dos posts num editor de textos que mostre se há erros. Também pode ser legal contar com um amigo fera na gramática pra te ajudar na revisão.

5.  Apareça

Conhece a frase “quem não é visto não é lembrado”? Pois então, a dica agora é seguir mais pessoas pra conseguir seguidores. Para isso, siga as sugestões que a própria plataforma te mostra de quem pode gostar do que você posta. Siga todos que puder e, quando a pessoa te seguir de volta, continue amigo(a) dela na rede. Não é porque já conseguiu que ela te seguisse que vai deletá-la, hein?

6.  Patrocine-se

No geral, o Instagram é uma rede grátis para pessoas físicas. Porém, se você quer fazer uso comercial dela, a plataforma vai querer uma parte disso, não acha? E é aí que entram os posts patrocinados.

Em suma, você paga um valor para o Insta mostrar seu conteúdo pra mais pessoas. Ou seja, eles vão aparecer mais na rede do público que te interessa. O valor depende do conteúdo. Ou seja, se as imagens estão boas, se a proporção entre fotos e textos está legal, se seu público é muito restrito etc.

7.  Evite conflitos na sua bio profissional no Instagram

Acima de tudo, fique longe de brigas na internet. Afinal, é sua imagem que está em jogo. Não é o ideal, mas, quer se posicionar sobre política, religião ou futebol publicamente? Posicione-se. No entanto, cuidado pra não entrar em discussões que não levam a nada, a não ser fazer você perder um futuro fã. Seja educado e não perca a linha!

Gostou das dicas de como fazer uma bio profissional no Instagram?

Então, se ainda não nos segue, passou da hora de adicionar o Palco MP3 no Instagram, o @palcomp3. Por lá, também temos dicas de carreira, marketing, uso de redes sociais e tudo mais que você precisa pra gerenciar sua jornada na música independente!