1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Divulgar música independente: saiba como fazer de graça

Divulgar música independente: saiba como fazer de graça

Por: Rafaella Rodinistzky

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Dinheiro para agendar estúdio, comprar instrumento, aperfeiçoar a voz, investir nas redes sociais, gravar clipe, mixar e masterizar um som, pagar as contas do mês… Pois é, nesse cenário fica difícil sobrar uma graninha para a divulgação. Mas não desanime, a boa notícia vem agora: divulgar música independente de graça é possível no Palco MP3!

Divulgar música independente no Palco MP3 de graça: saiba como

O Palco MP3 é a plataforma que, desde 2003, divulga artistas da música independente no Brasil inteiro, em qualquer estilo musical. São mais de 130 mil nomes cadastrados, 1 milhão de músicas e mais de 6 bilhões de downloads. Além disso, somos o app brasileiro de música mais baixado na Google Play. E para fazer parte desse time é bem simples, basta seguir este tutorial rápido e direto.

E você, já baixou o app do Palco MP3? (Imagem/Divulgação)

Cadastro feito? Agora você já deu o primeiro grande passo no caminho da divulgação do seu som. Então, vamos para as dicas de como divulgar música independente de graça!

1. Mantenha seu Palco MP3 sempre atualizado

Nossa equipe de curadoria musical está atenta para divulgar música independente, ainda mais as novidades que chegam por aqui. Então capriche na organização e atualização do seu Palco MP3. Primeiro, confira se a capa e a imagem de perfil estão de acordo com seu trabalho mais recente, o visual faz a diferença. Segundo, verifique se sua discografia está atualizada, se as faixas estão com os nomes corretos e se as organizou dentro de álbuns, EPs ou singles.

Manter seu Palco MP3 atualizado e organizado potencializa sua divulgação (Imagem/Divulgação)

Por último, mas não menos importante, cheque se os contatos informados estão corretos, bem como as redes sociais. Essa parte é fundamental para nossa equipe te informar sobre pedidos de atualização e divulgação. E você sabia que o Palco MP3 vai muito além do destaque no app e no site? Conheça os tipos de divulgação que o Palco MP3 tem para o seu trabalho!

2. Divulgue seu trabalho nas redes sociais

Ao lado da divulgação gratuita do Palco MP3, as redes sociais são fundamentais para divulgar música independente. Hoje as pessoas passam horas conectadas em seus celulares e dispositivos eletrônicos, então se faça presente nesse meio. Primeiro, tenha um olhar profissional para suas redes sociais. Exemplifico com o Instagram: escolha uma boa foto de perfil, escreva uma bio que sintetize seu trabalho e deixe um link para suas músicas.

Profissionalize suas redes sociais começando pela bio (Imagem/Divulgação)

Em seguida, com foco em conteúdo, crie um planejamento para feed e stories. Em outras palavras, não saia postando sem pensar o que deseja entregar aos seguidores. Basta tomar nota dos dias e horários das portagens, elaborar as legendas e selecionar as fotos ou vídeos pautados pelo tema que irá publicar. Por último, não se esqueça de responder as interações feitas por fãs nos conteúdos, elas são fundamentais.

Com o Instagram organizado e alimentado frequentemente, o próximo passo é enviar aquela postagem mais interessante para outros perfis relacionados à música. Pode ser lançamento de single, novo clipe, parceria que rendeu um som massa, enfim, o segredo é filtrar conteúdo e veículo. E até agora você não gastou nada, não é mesmo?

“Ah, mas eu não sei como criar conteúdo para redes sociais!”. Não se preocupe, aqui no Blog existem vários artigos que podem te auxiliar nesse processo. Que tal começar com 5 dicas de como fazer stories criativos no Instagram?

3. Se inscreva em festivais online

Em um cenário pandêmico, divulgar música independente pode parecer mais desafiador. Contudo, o mercado musical também foi se moldando às mudanças de consumo do público e hoje vemos lives e até festivais completamente virtuais. Claro que as transmissões online estão longe do ideal tão desejado, mas em prol da saúde de artistas, profissionais da música e fãs, o virtual é um bom plano B.

Com cenário simples, boa captação de áudio e vídeo + internet estável sua live está garantida (Imagem/Pexels)

Pensando no rompimento de barreiras físicas que o espaço online oferece, encare esses festivais como oportunidades de fazer shows para públicos que você não alcançaria presencialmente. O primeiro passo é buscar quais iniciativas fazem sentido para seu trabalho, ou seja, se a sua pegada é rock, não é adequado entrar em um festival de axé, é outra audiência. Em seguida, entre em contato com os que te interessam, entenda o que é preciso para participar e se há alguma contrapartida. 

Depois de tudo acertado, cuide do seu repertório, do cenário, do figurino e não se esqueça da qualidade da conexão com a internet. Outro ponto que merece atenção é o enquadramento do vídeo, portanto deixe seu celular bem posicionado e, se possível, consiga um tripé para estabilizá-lo. Afinal, nem mesmo a live feita em casa pode ser trabalhada na fuleiragem.

Prepare sua apresentação com cuidado e antecedência (Imagem/Pexels)

Dica: busque por festivais no Instagram e chame os organizadores no privado para trocar uma ideia a respeito da sua participação. A equipe da Radar Brasil Festivais atualiza constantemente o Instagram festivais e editais voltados à música. Portanto, vale a pena conferir se existe alguma oportunidade gratuita.

Mais dicas para divulgar música independente

Agora que você tem três pontos de partida para divulgar música independente de graça, vou te aplicar mais alguns conhecimentos dentro desse universo. Mas não deixe de dar uma conferida nas outras publicações da coluna Dicas de Carreira. Então se liga nestes artigos focados em divulgação para artistas independentes que selecionei:

Bora colocar a mão na massa? Não se esqueça de compartilhar o link deste post nas redes sociais e também nos grupos de WhatsApp voltados para carreira artística. Esse conteúdo pode fazer a diferença na vida de um artista independente que está na batalha como você!

Rafaella Rodinistzky