Você já planejou a sua carreira para 2021? O ano começou, mas seus planos ainda estão no campo das ideias? Se assim for, é melhor rever seus conceitos.

Na temporada atual, o Carnaval é praticamente uma data marcada no calendário. A vacina acabou de chegar, de fato, mas ainda não há previsão de quando a população mais jovem terá tomado as duas doses recomendadas. Nesse sentido, cai um pouco em desuso o velho hábito brasileiro de pensar que tudo só volta ao normal depois da folia. Portanto, o que cê tá esperando para planejar seus rumos?

Neste artigo, vamos conversar sobre situações que precisam ser revistas na carreira de um artista independente. Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que nada aqui é “receita de bolo” ou truque de mágica. A ideia é levantar questões que te façam refletir em busca de atitudes.

Vamos lá?

Como planejar a carreira em 2021

Antes de tudo, saiba que iremos tratar de assuntos que não sobre música. Acontece, porém, que esses temas são diretamente relacionados com o bom desenvolvimento de um trabalho artístico.

1. Organize suas finanças

Se você ainda não ganha a vida exclusivamente com sua arte, a organização de finanças precisa estar na sua pauta diária. Afinal de contas, ainda não há previsão para retomada de eventos realmente abertos ao público. Dito isso, procure evitar gastos desnecessários. 

Outra postura necessária é diversificar suas fontes de renda. Além da música, certamente você tem outros talentos. Então, o que acha de colocá-los em prática? 

Se você tiver dotes culinários, por exemplo, que tal começar a fazer algumas coisas para vender e entregar no formato delivery? O alcance do Instagram é uma ótima ferramenta para te ajudar a alavancar as vendas. 

2. Cuide da saúde e do bem-estar

Isso é importante para vida toda, né? Mente sã = corpo são, simples assim. Nos tempos de isolamento social, o ideal é optar por atividades que não envolvam contatos muito próximos com terceiros. Nesse sentido, você pode dar uma olhadinha no YouTube e buscar canais com dicas de exercícios para fazer em casa. Além disso, lembre-se de procurar conteúdo voltado para exercitar a mente.

3. Diversifique suas atividades com música

O palco é o habitat de um artista, de fato. Todavia, há outras alternativas para mostrar trabalho. Você pode, por exemplo, se envolver com produção e composição de trilha para jogos. Segundo especialistas, a música para games é tendência no mercado atual.

Produções musicais em home studio podem ajudar a planejar a carreira

Não descarte a possibilidade de começar a produzir trabalhos de outros artistas. Aproveite para exercitar novas parcerias, bem como dar aulas. Felizmente, as tecnologias atuais possibilitam que produções sejam feitas 100% de forma remota. Além da troca de experiências, você acaba faturando uma grana extra.

4. Resolva questões burocráticas de sua carreira

Não tenha receio de resolver essas questões de natureza burocrática. É prudente formalizar a sua banda e cuidar dos registros de suas músicas. O amadorismo não combina com o mercado atual!

Procure enxergar a sua carreira como se ela fosse uma empresa e, por exemplo, registre seu nome artístico. Com esse procedimento, ninguém poderá usar o seu nome em projetos. Além disso, você pode pensar na distribuição de tarefas entre os integrantes da banda. Desta forma, ninguém ficará sobrecarregado. 

5. Invista em conhecimento

Investir em conhecimento é um dos gestos mais importantes para a sua carreira. Troque horas de procrastinação por vídeos e tutoriais que ensinem fundamentos relevantes para o seu trabalho musical. 

Curso de Ukulele do Cifra Club é uma boa ideia para começar a planejar carreira

Já pensou em melhorar os planos e enquadramentos dos seus vídeos, por exemplo? Ao mesmo tempo, não podemos nos esquecer dos cursos gratuitos do Cifra Club. Por lá, você pode aprender a tocar viola, violão, ukulele. Além disso, tem o curso de áudio do Cifra é imperdível!

Mais discas para ajudar a planejar a carreira

E já que o papo aqui é sobre dicas para planejar carreira, não deixe de dar uma conferida nos posts que tenho para indicar!

Que tal, por exemplo, turbinar a sua inspiração para compor novas músicas? Ah, por aqui também você fica ligado nos erros que um artista independente não pode cometer. E se quiser conhecer mais aplicativos para artistas e músicos, esse post é ideal!

E não se esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística.