1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Os 6 melhores aplicativos para músicos

Os 6 melhores aplicativos para músicos

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Gerenciador do Palco MP3

Se você tem seu trabalho publicado na melhor plataforma de divulgação de música independente, o primeiro aplicativo desta lista é indispensável. Sim, amigos e amigas, estou falando do Gerenciador do Palco MP3, o app que te ajuda a administrar todo o conteúdo que você subir para o seu Palco MP3.

"Gerenciador para Artistas" chega para facilitar a divulgação de seu Palco MP3
Com o app “Gerenciador para Artistas”, você ganha tempo e praticidade (Divulgação)

Bastante intuitivo, o serviço é todo trabalhado na praticidade. Com alguns poucos toques na tela do dispositivo, entre outras funcionalidades, é possível:

  • Enviar músicas, álbuns e EPs: basta ter os arquivos na galeria do seu smartphone e conexão à internet para manter seu Palco MP3 atualizado.
  • Postar stories no app: compartilhe novidades e bastidores diretamente nos stories do aplicativo.
  • Criar um SuperDestaque™ do seu lançamento: Coloque em evidência seu último trabalho e ganhe mais plays.
  • Trocar seu avatar, imagem de capa e cor da sua página: Deixe o Palco MP3 com a cara da seu projeto artístico.
  • Personalizar sua página inserindo agenda de shows, influências musicais e contato: Quanto mais informações, maiores são as chances de tornar seu trabalho conhecido.

Importantíssimo: Ainda não faz parte do Palco MP3? Com o app, você consegue cadastrar seu trabalho em poucos minutos.

100% gratuito, o serviço está disponível para Android e iOS. Não perca mais tempo com burocracias que dificultam a divulgação do seu som!

BandHelper

Anda tendo problemas com a questão da organização aí na sua banda? Não se preocupe, pois, BandHelper é o aplicativo que te ajudará a resolver esses perrengues. Disponível em português e espanhol, o app possui várias ferramentas para agilizar a execução de tarefas.

Além de compartilhar informações gerais com seus companheiros, você consegue centralizar o gerenciamento de shows e ensaios. Também é possível configurar o equipamento de iluminação, conforme a ordem das músicas do show. 

Você pode controlar o BandHelper com pedais MIDI ou Bluetooth e conectar os dispositivos dos outros membros da banda para compartilhamento de tela ou controle remoto no palco. No início, de fato, parece um pouco trabalhoso… Mas as vantagens, certamente valem o esforço de aprender a dominar a ferramenta. 

Disponível para Android e iOS, o BandHelper permite compras dentro do app.

FL Studio

Quer dar um up e atuar, de fato, como produtor profissional? Então, o aplicativo FL Studio é a ferramenta que vai mudar a maneira como você faz música. Com esse app é possível gravar, editar, mixar e renderizar faixas completas.

O FL Studio possui sequenciador, sintetizador e tudo mais o que você precisa para fazer um som com alta qualidade. O serviço suporta gravação de som a partir de fontes externas ao computador, bem como permite a utilização de plugins de áudio VST e integra mais de 15 instrumentos virtuais e diversos efeitos.

Apesar de não ser gratuito, a relação custo x benefício vale muito a pena. Não encare como um gasto, mas sim como investimento. O FL Studio está disponível para Android e iOS.

Afinador do Cifra Club

Tá precisando de um afinador que seja de fácil manuseio, leve e, sobretudo, preciso? Se a sua resposta for “sim”, o Cifra Club disponibiliza um app que vai acabar com todos os seus problemas.

Olha só como o rolê é simples: você pode afinar o seu instrumento em casa, no ensaio, no show, nas rodinhas de violão e aonde quer que você vá fazer um som!

A usabilidade é intuitiva e facílima! Basta tocar uma nota e depois é só acompanhar o ponteiro na tela, vendo a nota e a frequência mais próxima da corda tocada para afinar seus instrumentos de corda como, violão, guitarra, baixo e cavaquinho.

O afinador do Cifra Club está disponível para AndroidWindows StoreiOS e Apple Watch.

Metronomo do Cifra Club

O uso do metrônomo é tão importante quanto o de um afinador, concorda? Estamos falando da ferramenta que, simplesmente, te ajuda a manter os ritmos regulares sempre que você for estudar música. De quebra, o metrônomo é o seu melhor amigo na hora que fazer suas interpretações acerca das arquiteturas dos arranjos musicais.

E advinha só quem desenvolveu um metrônomo maroto pra você, amigo leitor? Sim, foi o Cifra Club 😉

E o mais importante é que esse brinquedinho é 100% prático, intuitivo e útil. Basta você escolher o compasso, ouvir e selecionar as notas por tempo, salvar no seu histórico de estudo e favoritar os compassos usados com mais frequência. O metrônomo ainda continua marcando as batidas mesmo minimizado ou com a tela desligada.

O layout do metrônomo é bonito e focado na usabilidade: tem, inclusive, uma indicação visual para você acompanhar as batidas. Ao utilizar o app, repare o leque de opções de sons que ele apresenta, é uma variedade para você testar e se desafiar!

Disponível para  Android e iOS, o app permite compras internas.

BandLab

Em tempos de Web 4.0, o desenvolvimento de trabalhos remotos e em colaborações em nuvem são práticas comuns. Como não poderia ser diferente, essa tecnologia reflete no ecossistema musical. Neste contexto, o aplicativo BandLab é a melhor solução baseada em nuvem para composição.

Não há mais barreiras técnicas ou físicas. Com esse app em mãos, não há razão para que todos os membros de sua banda não possam colaborar no mesmo documento e escrever algumas músicas em parceria.

É o melhor de tudo: por ser uma ferramenta de perfil educacional, o app é fácil de usar. O rolê é de grátis e não há necessidades de implantação ou instalação.

Aproveita, pois o BandLab está disponível para iOS e Android.

Mais conteúdo para artistas

E já que o papo aqui é sobre dicas de carreira, não deixe de dar uma conferida nos outros posts da coluna Dicas de Carreira

Que tal, por exemplo, turbinar a sua inspiração para compor novas músicas? Ah, por aqui também você fica ligado nos erros que um artista independente não pode cometer.

E não se esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística.

Gustavo Morais