1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Dia do nordestino: comemore a data com muita música

Dia do nordestino: comemore a data com muita música

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Dia oito de outubro é Dia do Nordestino e a data visa celebrar não só as pessoas da região, como sua diversidade cultural. Então, mesmo se você não for dos estados pertencentes ao Nordeste, pode aprender como comemorar o dia do nordestino conosco! 

Além da música, o Nordeste brasileiro é conhecido por suas paisagens naturais, como as praias, e também pela culinária e artesanato. Assim, a criação dessa data é uma homenagem ao centenário do poeta Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré.

Patatativa do Assaré é o homenageado no Dia do Nordestino
Patatativa do Assaré foi um dos poetas populares mais importantes da história do Brasil (Foto: Fernando Travessoni)

Além do poeta, a região conta ainda com outras personalidades importantes na área da cultura, como:

  • Ariano Suassuna – escritor, poeta, dramaturgo e professor, autor de “O Auto da Compadecida”;
  • Luiz Gonzaga – cantor e compositor, conhecido como o Rei do Baião e considerado uma das mais criativas figuras da música popular brasileira. Como resultado de seu talento, ele foi o responsável por popularizar gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado.

Já deu para ver que o Nordeste é tudo de bom, né? Por isso, listamos nove artistas de diferentes estados para você se juntar conosco nesta celebração e descobrir como comemorar o dia do nordestino.

9 artistas para comemorar o Dia do Nordestino

O nordeste é composto pelos estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Então, uma das formas mais democráticas em como comemorar o dia do nordestino é celebrando um artista de cada estado. Assim, listamos nove artistas para você conhecer e ouvir mais da região. Vem com a gente?

1 – Maranhão

Quem disse que no nordeste não tem sertanejo na música também? Nesse sentido, a cantora Luana Magalhães tem canções que misturam regravações e músicas inéditas. Dentre elas, estão os singles Toda Mulher Chora e Liga Lá Em Casa, ambas lançadas esse ano. 

Além do repertório, a cantora já está em primeiro lugar na cidade de Bacabal e segunda no top artistas do Maranhão. Dá o play e confere com a gente um pouquinho do seu trabalho:

Para mergulhar ainda mais nas produções maranhenses, é só colar com a gente nessa playlist.

2 – Sergipe

A banda Origami Aquém vem para apresentar o lado indie do nordeste. Assim, eles já ocupam o primeiro lugar no estilo indie tanto na cidade de Aracaju quanto no estado de Sergipe. Um de seus últimos lançamentos, “Mate o Amor”, recebeu diversos elogios e centenas de visualizações nas plataformas de vídeo.

Agora, se você quer conhecer mais ainda da música de Sergipe, é só dar o play aqui.

3 – Bahia

Representando a Bahia, a cantora Tays Reis também mistura diferentes ritmos para criar um som único. Além disso, sua carreira é marcada por grandes sucessos e participação em realities. Nesse sentido, ela participou da décima segunda temporada de A Fazenda e ex-integrante da Banda Vingadora. 

O nome pareceu familiar? Junto à banda, é dona do hit Paredão Metralhadora, que embalou o Carnaval de 2016. O sucesso foi tanto que ela cantou em dois blocos de rua em trio elétrico e em programas de TV, ao lado de Ivete e Anitta.

Durante sua participação como peoa, ela começou a namorar o cantor Biel que, após as gravações, a pediu em casamento. Como resultado dessa união, eles lançaram a faixa Artigo 157, que alcançou 1 milhão de visualizações em menos de 24 horas no YouTube.

É ou não é uma potência nordestina? Além disso, tem mais produções baianas nessa playlist que preparamos como forma de comemorar o dia do nordestino.

4 – Ceará

Apesar de ser natural da Paraíba, Danieze Santiago encanta mesmo o pessoal do Ceará. Nesse sentido, aqui ela já comanda as primeiras posições tanto na cidade de Fortaleza quanto no estilo de Forró na mesma cidade. Além disso, ela é a 2º top artista do estado e 34º no Palco MP3. 

Sua presença no forró vem de família, pois já cantou com suas irmãs na banda “Forró das Manas”, “Moleca 100 Vergonha” e “Banda A Loba”. Em 2017 ela iniciou sua carreira solo e hoje conta com o álbum Tá Faltando Tu, lançado em 2022.

Além dela, tem mais artistas incríveis que são mais ouvidos no Ceará nessa seleção especial. Ouvi-la pode ser uma opção de como comemorar o dia do nordestino.

5 – Alagoas

Antes de tudo, é preciso dizer que o NSC representa não só o rap alagoano, como também a favela presente na região. Assim, os ouvintes que acompanham o seu som se sentem representados pela diversidade da sonoridade.

Eles já contam com mais de 42 mil seguidores apenas em uma rede social e 481 mil inscritos em seu canal. Além das letras com consciência social, seu último clipe, Quando a chuva cai, retrata o período de enchentes que assolam todo o país. 

Além do rap, a sonoridade do estado de Alagoas é composta pelo reggae, piseiro, pop rock e gospel. Confere só!

6 – Pernambuco

Assim como os outros estados apostam em estilos diversos, o Pernambuco não seria diferente. Assim, o brega funk tem como representante o MC Elvis, que utiliza as suas plataformas e demais recursos como o shorts para anunciar lançamentos. 

Apesar dos sucessos solo, sua trajetória também conta com grandes parcerias de voz e produção. Nesse sentido, ele já se uniu ao DJ Pernambuco e MC Ingryd em uma produção assinada por Kondzilla, ressaltando as belezas e cultura do estado.

O Top Artistas de Pernambuco conta com 50 faixas que mesclam artistas como João Gomes e Vítor Fernandes e artistas ainda iniciando a carreira.

7 – Paraíba

Paraibano de coração, Japãozin começou sua carreira no rap e migrou para o piseiro, se tornando uma das grandes revelações do gênero. Nesse sentido, sua carreira decolou ainda mais a partir da canção Carinha de Neném, hit no Tik Tok e demais plataformas digitais. 

Como resultado disso, ele já apareceu em capas de playlists significativas, que servem de  termômetro dos hits que estão estourados no Nordeste. Mais do que isso, a produção do clipe contou com os influencers Alê Oliveira e Lawany Mirelly, contribuindo para o aumento de seu alcance. 

Ele se junta aos demais artistas que compõem o repertório da Paraíba. 

8 – Rio Grande do Norte

Apesar de natural de Anchieta, Kemily Santos leva o gospel para o Rio Grande do Norte, sendo o primeiro lugar no gênero. Sua vocação começou logo aos três anos de idade, quando começou a cantar na igreja e não parou mais.

Kemilly Santos é uma potente voz nordestina do gospel
Kemilly Santos é uma voz potente que representa o gospel no Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação)

Nesse sentido, ela lançou seu primeiro álbum em 2017, revelando a canção Fica Tranquilo ao país. Além dela, estão entre seus sucessos as canções 360 Graus, Fogo e Glória, Aguenta Firme e A porta do meu quarto

O som do Rio Grande do Norte também é composto por artistas do Axé, Piseiro, Swingueira e demais estilos. 

9 – Piauí

Por fim, e não menos importante, o estado do Piauí resgata o romantismo da seresta junto ao Kabral, O Rei da Seresta. Além das letras, Kabral leva a sonoridade brega ao estado do Piauí, com canções como 7 Chaves, que já acumula mais de 200 mil reproduções.

Além da seresta e do Brega, estão presentes no Piauí o sertanejo, o indie e a música regional, como você pode ver aqui.

Vem comemorar conosco o dia do nordestino!

Agora que você sabe como comemorar o dia do nordestino conosco e qual a sonoridade de cada estado, pode se juntar à nós nesta celebração! 

Para isso, é só baixar o App do Palco MP3 e ter consigo não apenas as canções selecionadas de cada região, mas todo o nosso acervo! Assim, você conhece mais do som e cultura do Nordeste e se inspira em suas próximas composições. 
Escolha sua loja de aplicativos favorita, como Android ou iOs, e dê o play!

Laryssa Costa