1. Página inicial
  2. blog
  3. Giro do Palco
  4. Giro do Palco: Espaço Favela Rock in Rio dá voz à cultura periférica

Giro do Palco: Espaço Favela Rock in Rio dá voz à cultura periférica

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Ao mesmo tempo em que a música é uma simples forma de entretenimento para muitas pessoas, ela também carrega o poder de incluir e representar aqueles que, de alguma forma, estão à margem da sociedade. Uma prova disso é o Espaço Favela Rock in Rio.

Nesse contexto, aqui você vai ficar por dentro da história e da missão da iniciativa. Além disso, vai conhecer os artistas que representaram a cultura periférica na edição de 2022 do histórico festival.

Muito legal, não é mesmo? Então, vamos ao que interessa!

Sobre o Espaço Favela Rock in Rio

Antes de tudo, tenha em mente que o Espaço Favela Rock in Rio é um projeto recente, que estreou no festival no ano de 2019. O principal objetivo da iniciativa é dar visibilidade ao movimento artístico-cultural que permeia as favelas e as periferias de todo o Brasil.

Dessa forma, a curadoria do Rock in Rio é composta não só de profissionais do meio artístico, mas também de líderes de comunidades e de projetos sociais. Isso garante que o Espaço Favela traga tanto nomes renomados quanto músicos expoentes da cena independente. 

Em outras palavras, o palco especial dá voz a artistas que, de diversas maneiras, representam a cultura periférica nacional. Seja pela sonoridade ou pela trajetória pessoal, a verdade é que cada atração que pisa no Espaço Favela Rock in Rio prestigia a vida dos subúrbios. E isso não é pouca coisa.

Atrações de 2022

O Espaço Favela Rock in Rio da edição de 2022 mostrou um palco repaginado em relação ao ano de estreia. Com uma estrutura maior, o cenário trouxe telões em formato de outdoor retangular, que é muito presente em comunidades.

Falando de gêneros musicais, o espaço mostrou muita diversidade: funk, rap, samba, pagode, trap, pop, rock e heavy metal, entre outros. Ou seja, a cultura diversificada da periferia foi muito bem representada. 

Em seguida, confira todos os artistas que tocaram no Espaço Favela Rock in Rio 2022

  • Gangrena Gasosa
  • Affront
  • Revengin 
  • PK convida MC Don Juan
  • Bin
  • Azula 
  • Funk Orquestra
  • Buchecha  
  • Taylan 
  • TH4I convida Lia Clark  
  • Drenna
  • Izrra
  • MD Chefe & DomLaike
  • Choice
  • Marvvila
  • Ferrugem convida Thiaguinho
  • Orochi
  • El Pavuna 
  • Lexa
  • Azzy
  • Ella Fernandes

Resistência e inclusão

Definitivamente, todos os artistas que se apresentaram no Espaço Favela Rock in Rio são ótimos representantes do modo de vida dos subúrbios e comunidades brasileiras, além das minorias. 

Por exemplo, Ella Fernandes foi criada no bairro periférico Coroado, na a cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Com sua arte, questionou a violência e o preconceito contra a população negra.

Por sua vez, a cantora trans Azula saiu da periferia de Bangu para levantar a bandeira LGBTQIA+ e protestar contra as desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, atua como pesquisadora da musicalidade negra.

Já o líder da banda Affront, Marcelo Mictian, nasceu no Complexo da Maré e encontrou no thrash metal a maneira ideal de expressar seus ideais e lutar contra o sistema.

Formado por moradores de comunidades do Rio de Janeiro, o grupo Funk Orquestra mescla o funk com música clássica, celebrando uma das sonoridades mais democráticas do país. 

https://www.youtube.com/watch?v=CmzwjJ9R-Ng

Enfim, esses são só alguns exemplos de artistas que tocaram no palco Favela em 2022. Recomendamos fortemente que você pesquise e ouça o trabalho de todos os nomes da lista anterior, beleza? Você não vai se arrepender!

Mais representatividade no Rock in Rio

E não foi só no Espaço Favela Rock in Rio que o povo marginalizado encontrou fiéis representantes na edição de 2022. No Palco Mundo, considerado o principal do evento, IZA prestigiou o gueto

Já no no Palco Sunset, subiram nomes como Racionais, Emicida, Criolo, Xamã, Matuê, Ludmilla e Gloria Groove.  

Por outro lado, é importante frisar que, sim, os ingressos para o Rock in Rio poderiam ser mais acessíveis (a entrada inteira custou R$ 625). 

A lei de meia-entrada garante desconto de 50% para jovens pertencentes a famílias de baixa renda, idosos, professores e pessoas com deficiência. Mesmo assim, o valor ainda é salgado para os moradores de favelas e da periferia em geral, não há como negar.

Isso tudo não desabona o Espaço Favela Rock in Rio, no entanto. Trata-se de uma belíssima iniciativa, que encoraja festivais e todo o segmento artístico a abrirem os olhos (e os ouvidos!) para as vozes silenciadas do Brasil. 

Que venham mais projetos como esse!

Apoie a cultura periférica no Palco MP3

E aí, você curtiu a iniciativa do Espaço Favela Rock in Rio? Acima de tudo, é extremamente importante que grandes festivais deem voz à cultura periférica do nosso país.

Afinal, as favelas e subúrbios brasileiros são fontes geradoras de artistas extremamente talentosos e relevantes, mas que muitas vezes acabam sufocados pela falta de visibilidade. Logo, qualquer projeto que busque mudar essa realidade já merece aplausos, concorda?

Nesse contexto, você pode fazer a sua parte celebrando os artistas que representam a diversidade e as minorias brasileiras! Tudo o que você precisa é baixar o aplicativo do Palco MP3 (Android ou iOs) e curtir o som que vem das periferias. Explore nossas playlists temáticas e se surpreenda com músicas cheias de conteúdo e identidade.

Grande abraço, amante da música! Então, até a próxima.

Fernando Paul