1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 10 festivais e feiras imperdíveis para a carreira de um artista independente

10 festivais e feiras imperdíveis para a carreira de um artista independente

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O mercado da música e a indústria fonográfica estão em contante “metamorfose ambulante”, como diria Raul Seixas. Como essas rodas nunca param de girar, é importante que o artista fique ligado nas novas possibilidades de negócios que pipocam no meio musical. Por isso, listei 11 festivais e feiras imperdíveis para a carreira de um artista independente.

Por mais que um evento ou outro não seja gratuito, vale muito o esforço de separar uma graninha e ir conferir o rolê. Afinal de contas, quando o assunto é “carreira”, estas conferências devem ser encaradas como investimentos. Pense nas oportunidades de fazer network, ampliar seu leque de informações e trocar experiências. Vai por mim: esse tipo de situação não tem preço, mas tem muito valor.

Ah! Alguns eventos serão no segundo semestre deste ano, isto é, você conseguirá se programar em tempo hábil. Sem mais delongas, prepare aí a sua agenda e se ligue em dicas que vão mudar os rumos de sua carreira 😉

1. Porto Musical

O que é:  um encontro para profissionais da música, bienal, que acontece na capital pernambucana. Vai rolar showcases, seminários, conferências e mais um tanto de coisa importante. A programação completa, você confere aqui.
Quando: de 13 a 15 de fevereiro, em Recife – Pernambuco. O Porto Musical acontece nas ruas e equipamentos culturais do Bairro do Recife, onde a locomoção de uma atividade para outra se faz a pé.
Ingressos: à venda na Sympla, partir de R$ 100.

2. Feira da Música

O que é: a Feira da Música e a Mídia Ninja convidam músicos, produtores, midialivristas, desenvolvedores, designers, UX, analistas de dados e outros agentes do hackerismo para uma experiência disruptiva de pensar e agir juntos na transformação da cultura digital na música. Confira a programação completa.
Quando: de 2 a 5 de abril, em Fortaleza – Recife, na Aceleradora Porto Dragão, Rua Boris, 90 – Praia de Iracema, nos arredores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Ingressos: atividade é gratuita e não tem cobrança de inscrição.

3. Rio2C 

O que é: o maior evento de criatividade e inovação da América Latina. Trata-se de um encontro de mentes criativas que discutem o futuro para melhorar o presente. No que diz respeito à música, por exemplo, você vai entender um pouco mais de hip hop com Marcelo D2, Baco Exú, Delacruz e Xamã, além de curtir o Pitching Show do rapper Rashid. Saca só o restante da programação do Rio 2C.
Quando: de 5 a 10 de maio, no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, na Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca.
Ingressos: à venda na Event Tribe, partir de R$ 25.

4. Tum Sound Festival

O que é: congresso voltado para o fomento à cultura, formação de plateia de qualidade, formação musical, geração de novos negócios e profissionalização do mercado musical.

Palco MP3 marcou presença no Tum Sound Festival

Estande do Palco MP3 ficou movimentadíssimo durante o Tum Sound Festival 2019 (Foto/Palco MP3)

O espaço está aberto para que diversos agentes nacionais se encontrem no intuito de ampliar suas redes, criar novas parcerias, aprender e informar sobre o mercado de música atual.
Quando: geralmente acontece no mês de outubro, em Florianópolis – Santa Catarina.
Ingressos: ainda indisponíveis.
Canais oficiais: www.tumsoundfestival.com.br

5. Música Mundo

O que é: uma plataforma internacional que celebra o encontro e a colaboração entre diversos seguimentos criativos que convergem através da indústria da música. O evento é anual e é composto de atividades de networking, shows, conferências e muito mais.
Quando: geralmente no mês de setembro, em Belo Horizonte – Minas Gerais.
Ingressos: ainda indisponíveis.
Canais oficiais: www.musicamundo.com.br/

6. MARTE Festival – Música Arte e Tecnologia

O que é: uma plataforma internacional que celebra o encontro e a colaboração entre diversos seguimentos criativos que convergem através da indústria da música. O evento é anual e é composto de atividades de networking, shows, conferências e muito mais.
Quando: geralmente acontece no mês de setembro, em Ouro Preto – Minas Gerais.
Ingressos: ainda indisponíveis.
Canais oficiais: www.martefestival.com.br

7. SIM – Semana Internacional de Música de São Paulo

O que é: conferência que reúne donos de festivais e selos, programadores, curadores, distribuidoras digitais e influenciadores. Esses agentes da indústria fonográfica participam de rodadas de negócios, coquetéis de conexão, meet-ups e pitches.
Quando: geralmente acontece na primeira semana de dezembro, em São Paulo.
Ingressos: ainda indisponíveis
Canais oficiais: www.simsaopaulo.com.br

8. Exponeja – São Paulo

O que é: O maior congresso de música sertaneja do Brasil acontece na cidade de São Paulo. Durante o evento, fornecedores, produtores, compositores, investidores, músicos e, claro, muitos artistas e profissionais do meio trocam conhecimento, divulgam e o mais importante: fecham negócios.

As cantoras Manuela e Valentina, gêmeas sertanejas

Manuela e Valentina visitaram o stand do Palco MP3 na Exponeja 2019 (Foto/Palco MP3)

Quando: em outubro de 2020, ainda sem dias definidos, em Goiânia – Goiás.
Ingressos: ainda indisponíveis.
Canais oficiais: www.exponeja.com.br/

9. DMX – Digital Music Experience

O que é: durante o festival, público, fãs, artistas, bandas, produtores, empresários, e profissionais da música e da tecnologia se reunirão numa grande experiência artística. Painéis de debate, palestras e talk-shows exclusivos
Quando: geralmente acontece no mês de novembro, no Rio de Janeiro.
Ingressos: em 2019, o evento foi gratuito. Status: aguardando informações 😉
Canais oficiais: www.dmx.art.br

10. Rio Music Market

O que é: um dos mais importantes encontros do mercado de música, reunirá profissionais nacionais e internacionais para debater as transformações da indústria da música e suas novas oportunidades.
Quando: geralmente acontece em dezembro, no Rio de Janeiro.
Ingressos: ainda indisponíveis.
Canais oficiais: www.riomusicmarket.com.br

Mais dicas de gerenciamento artístico

Já que este nosso papo envolve profissionalismo, nós temos algo mais para te ajudar! Confira as matérias da seção Dicas de Carreira e não se arrependerá! Por lá, você vai se inteirar sobre como cuidar de sua reputação no meio digitalaumentar o número de plays do seu Palco MP3planejar seus lançamentos e muito mais.

Gustavo Morais