1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 6 dicas para usar o smartphone na hora de tirar fotos de sua banda

6 dicas para usar o smartphone na hora de tirar fotos de sua banda

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

No corre diário de um artista independente, a questão de praticidade é um fundamento de total importância. A todo instante, é necessário promover ações que diminuam custos. Sabe como é, né? O ideal é equilibrar o orçamento para que investimentos saudáveis façam parte da carreira.

Graças à tecnologia, o smartphone é um aliado importantíssimo para o desempenho de atividades de bastidores ? ?

Além de gravar ensaios, armazenar ideias de música e comportar aplicativos que ajudam um artista a crescer técnica e profissionalmente, o celular também é uma ótima ferramenta para fazer imagens! Por isso, nada mais justo do que fazer do texto de hoje um papo é sobre fotos de divulgação. Ao longo das próximas linhas, você descobrirá as melhores dicas de como usar o celular para tirar fotos da sua banda.

Bora lá?

1. Preste atenção no fundo

Alguns objetos não precisam aparecer no fundo da sua imagem. Quando for ajustar o enquadramento, preste atenção no que está compondo a sua foto e remova o que considerar desnecessário. Seja bastante criterioso, isto é,  tenha cuidado pra não acabar deixando o cenário mais clean do que o recomendável.

2. Cuidado com a iluminação

Se for usar a luz natural, como a luz do sol, use os horários em que o astro rei está nascendo ou o momento em que ele está indo embora para o outro lado do mundo.

Dica de ouro: não utilize o flash! Ele pode alterar as cores e refletir luzes que ficariam bem mais bonitas se fossem naturais.

3. Use as sombras ao seu favor

Teste diversos tipos de sombras no seu instrumento musical. As sombras podem causar um efeito um pouco dramático na sua foto e isso pode ficar bem legal! Cuidado somente para não ficar escuro demais!

Mulher usa telefone celular para fazer foto profissional de uma banda

Foco e iluminação são fundamentais para fazer um bom registro (Foto/Pexels)

4. Atenção ao foco 

Essa dica pode parecer primária, mas não custa lembrar: mantenha o foco sobre os membros da banda. É importante não fazer com que os objetos que também fazem parte do cenário tenham mais relevância do que o necessário.

5. Tire várias fotos e em diversos ângulos 

É muito mais fácil acertar uma boa foto se você tiver uma boa quantidade de opções para fazer a escolha.  Sendo assim, procure tirar várias fotografias e não tenha receio em experimentar os ângulos. 

6. Cuidado com as edições 

Com a imagem escolhida, chegou a hora de fazer as edições e tratamentos indicados para que a foto fique ainda mais bonita. Você pode usar diversos tipos de filtros, corrigir luzes, usar desfoques, aumentar e diminuir a saturação, etc. Use a criatividade, mas tome cuidado para não deixar o resultado artificial demais. 

Mais dicas pra sua carreira artística

E já que o assunto aqui é sobre as famosas dicas para direcionamento de carreira artística, se liga nesses outros post que tenho para te aplicar:

Por fim, mas não menos importante: este texto não teria sido escrito sem a ajuda do “querídolo” Daniel Moreira, vocalista e guitarrista da banda Chico e o Mar 😉

Gustavo Morais