1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Sua banda tem um EPK? Saiba mais sobre esse recurso que pode mudar sua carreira

Sua banda tem um EPK? Saiba mais sobre esse recurso que pode mudar sua carreira

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

As modernidades tecnológicas fomentam o desenvolvimento de ferramentas que tendem a facilitar os trâmites que envolvem negócios, inclusive os relacionados ao mercado fonográfico. Atualmente, um dos recursos mais badalados é o EPK (sigla para Electronic Press Kit; ou Kit de Imprensa Eletrônico, em português).

Você já ouviu falar sobre esse assunto?

No post de hoje, vou te contar as vantagens que o Kit de Imprensa Eletrônico tem para sua carreira. Além disso, também pretendo te dar as dicas sobre as informações e materiais que não podem ficar de fora do produto.

Continue por aqui e, ao terminar a nossa conversa, seu trabalho vai ganhar aquele up que tanto faz falta.

Vamos nessa?

O que é um EPK?

Trata-se de um currículo online criado para ajudar músicos a conseguirem fazer seus shows. Como em qualquer currículo, o EPK oferece informações a seu respeito e formas de contato às pessoas que tenham interesse de trabalhar com você.

A seguir, você confere os itens que não podem faltar no seu EPK.

Biografia

Inclua todas as informações sobre a sua carreira. Lembre-se citar quando foi que você começou a tocar e os detalhes sobre os outros membros da sua banda – como qual instrumento cada um toca – e uma lista completa de sua discografia. Não perca tempo incluindo qual é o seu time do coração ou a sua ideologia política.

Informações de contato

Como é que um contratante vai agendar um show se ele não souber como chegar até você? As informações sobre sua localização e todas as formas de contato profissional devem constar em local de destaque em seu kit de imprensa.

Música

O ponto principal, afinal, sua música é o que justifica a contratação de seu show. Inclua sua discografia completa e também o download grátis de suas melhores faixas ou singles.

Não deixe de colocar músicas no seu EPK

Inclua músicas em seu EPK (Foto/Pexels)

Caso tenha feito algum feat. emblemático, não se esqueça de mencionar. No mais, relacione detalhes importantes, como, por exemplo, quem colaborou com suas letras e instrumentistas que participaram das gravações.

Fotos

É o cartão de visitas do artista, correto? Por isso, inclua suas fotos de rosto e fotos profissionais e atualizadas em seu kit para a imprensa.

 

Rider Técnico e mapa de palco

liste todos os seus requerimentos técnicos para o palco. Inclua nesta relação aí a quantidade de microfones, tomadas, amplificadores, mapas de iluminação e outras especificações. Disponibilize também o mapa de palco, pois essa imagem dará aos organizadores a noção de como montar a estrutura para vocês fazerem o som.

O mapa de palco é fundamental para um EPK

Mapa de palco da banda Inner Call é ilustrativo e de fácil compreensão (Site/Oficial)

Habilite o download desta lista para que os organizadores possam ter tudo em mãos e assim, deixar o palco adaptado às necessidades da sua banda.

Vídeo

Eis o recurso que vai deixar seu EPK ainda mais sedutor! Inclua os seus vídeos mais legais para mostrar aos promoters o que podem esperar de você no dia do show. Filmagens amadoras, em nada ajudarão 😉

Clipping

Cite os links dos artigos de blogs e inclua prints das melhores publicações de veículos impressos que deram destaque à sua banda. Não se esqueça de apresentar os números que comprovam o desempenho de seu trabalho nas plataformas de streaming.

Logística

se você intenciona marcar shows fora da sua cidade, cite todas as informações sobre suas demandas em termos de hospitalidade. Informe quantos membros da banda vão viajar juntos, quantos quartos de hotel são necessários e também quais restrições alimentares devem ser consideradas.

Como fazer meu EPK?

Se falta verba para contar com os serviços de um designer profissional, saiba que há solução. A plataforma WIX oferece vários templates para você mesmo fazer o seu EPK. Porém, pesquise os modelos e veja o que mais tenha relação com o perfil de sua banda.

Quer mais dicas de carreira? Então confira também esses posts:

Gustavo Morais