1. Página inicial
  2. blog
  3. Giro do Palco
  4. Giro do Palco: Entenda todas as referências de Luísa Sonza em ‘Cachorrinhas’

Giro do Palco: Entenda todas as referências de Luísa Sonza em ‘Cachorrinhas’

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O que Gisele Bundchen, Britney Spears, Duda Beat e Rita Lee têm em comum? Elas são figuras-chave no novo lançamento pop nacional, Cachorrinhas de Luísa Sonza. Nesse sentido, a canção atingiu o pódio nas plataformas digitais, com o marco de 1.009.088 reproduções em menos de uma semana. 

Além de homenagear de verdade suas pets, a cantora emplacou a segunda canção seguida nas paradas Top 50 Brasil, feito inédito na carreira. Assim, o single despretensioso encerra a fase do álbum Doce 22, lançado há um ano e mostra coreografias, referências e estratégias de lançamento. 

Ficou curioso pra saber mais sobre Cachorrinhas? Prepara as joelheiras (você vai precisar) e vem com a gente! 

Pets como estrelas da canção

Antes de tudo, não há como negar que o nome das cachorrinhas de Luísa – e gata – são uma atração à parte. Nesse sentido, as figuras centrais do clipe e da música são, respectivamente, Gisele Pinscher, Britney Spinschers e Duda Beainscher. 

Agora, caso você não tenha captado a ligação, os nomes fazem referência a grandes figuras pop, como Gisele Bundchen, Britney Spears e Duda Beat. Além disso, junta-se às meninas de Luísa a gata Rita Lee, em homenagem à artista do rock nacional. 

Mas, como isso impacta diretamente na música? Além de serem fofinhas, o nome ajuda não só na identificação do público com as personagens, mas guia a estética do trabalho, que as referencia. Exemplo disso é a alusão da cadelinha, ao estar vestida de roupinha de couro vermelha, ao macacão de “Oops, I did it again”, de Britney

Além disso, a sentença “Britney, bitch” também é citada, famoso bordão da cantora antes de suas músicas na sua fase mais disco. Por fim, a aparição de Tracie, da dupla Tasha e Tracie, remonta cenas de Britney e a própria Luísa também, com a moto do clipe Toxic. Se você viveu o início dos anos 2000, sabe do que estamos falando.

Mais do que figuras principais da música e videoclipe, elas também trazem visibilidade para causas sociais. Nesse sentido, o lançamento contou uma campanha feita com o Instituto Luisa Mell, onde cada 100 pré-saves se tornaram 1 kg de ração doado. As cachorrinhas de Luísa, juntas, somam mais de 211 mil seguidores nas redes sociais e precisaram de 15 dias de adestramento para gravação do clipe. 

Nostalgia em alta

Como resultado de todas as referências, Luísa aposta na nostalgia. Nesse sentido, a estética do clipe, que foi gravado em película, remonta filmes como As Patricinhas de Beverly Hills, Legalmente Loiras e As Branquelas. Além disso, as estampas presentes no carro remetem às bolsas Louis Vuitton mais antigas e que retornam como tendência. 

Misturado a isso, as referências que ligam ao trabalho do Doce 22 são modernas, urbanas e cyberpunk, presente nos trabalhos de Rosalía, por exemplo. Até para comemorar o seu aniversário, dia do lançamento do single, a artista investiu em nas mechas pretas, que lembra Christina Aguilera em Dirrty.

Luísa Sonza mostrando as mechas pretas estilo anos 2000 em seu instagram
Postagem da Luísa Sonza no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

Mas, por que apostar nisso? Recentemente, a cantora assinou um contrato com a Sony Music para focar em sua carreira internacional. Logo, ao mostrar suas referências visuais e musicais em seu trabalho, seus fãs, novos e atuais, saberão mais sobre seus gostos e se identificarão. Nesse sentido, Anitta também apostou em filmes clássicos para compor Boys Don’t Cry, baseado no que a moldou durante a vida. Ou seja, conceito pensado a longo prazo. 

Estratégias de divulgação de Cachorrinhas de Luísa Sonsa

Lembra que falamos das joelheiras lá atrás? Não estávamos brincando! (risos de nervoso). 

Como estratégia de marketing, mais uma vez a cantora apostou nas coreografias como maneira de viralizar nas redes sociais. A coreografia foi intensa e apostou nos gestos feitos por cães e gatos, ilustrando o tema. 

@luisasonza

Temos pedigree, coleira cara 🐩✨👅 #CACHORRINHASChallenge dc: @verneverne

♬ CACHORRINHAS – Luísa Sonza

Apesar de ser famosa pelas coreografias, Luísa já avisou que elas não estarão tão presentes na próxima fase da carreira, que será mais sóbria e madura. Porém, como a letra elenca diferentes personalidades de cada personagem, a trend também foi revertida em mostrar amigas ou diferentes lados da mesma pessoa. Nesse sentido, o maior alcance é facilitado, uma vez que dispensa as habilidades de dança e foca na criatividade. Saca só alguns já produzidos nesse sentido: 

@luisasonza

qual cachorrinha te representa?

♬ CACHORRINHAS – Luísa Sonza
@todecrespa

As minhas meninas 🤌🏽🤎 Ajudam taaanto quando o assunto é desembaraço, penteados e afins! Aí como eu amo 🤩 agora me conta, você tbm tem suas queridinhas por aí??? #todecrespa #blackpower #afro #curlyhair #escovacrespa #escovadecabelo #luisasonza

♬ CACHORRINHAS – Luísa Sonza

Além de coreografias e challenges, contribuiu para a disseminação da canção o visual da própria cantora, mostrando que moda e linguagem são essenciais. Nesse caso, nem as famosas laces (espécie de peruca) usadas no clipe ficaram de fora, sendo objeto de anúncios atrelados a marcas de cosméticos. Ou seja, a viralização da música pode e deve ser feita de maneira 360, explorando todos os pontos de contato com o público. 

Acompanhe mais lançamentos pop conosco!

Agora que você já percebeu todas as referências de Cachorrinhas de Luísa Sonsa, pode aproveitar mais novidades pop conosco. Assim, você pode ver o que a galera do pop nacional está produzindo, observar tendências e construir a sua própria estética em um futuro trabalho. 

Além disso, não esquece de compartilhar esse post com as suas meninas (au au). Afinal, tem uma versão de cadelinha da Luísa para cada estilo, assim como temos diferentes artistas para cada gosto. 

Nos vemos no próximo Giro do Palco. Até lá!

Laryssa Costa