1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. O Tik Tok serve pra divulgar música? Vem descobrir!

O Tik Tok serve pra divulgar música? Vem descobrir!

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você já foi impactado pelo aplicativo Tik Tok? Tenho certeza de que você passa uma boa parte do seu tempo livre rindo dos vídeos que são publicados nesse app. Mas será que promover risada é a finalidade dessa maravilha da internet moderna?

A resposta para a pergunta acima é única: “não”.

Apesar da pegada de bom humor, essa plataforma também funciona para divulgar música. Só que por lá, o rolê é um pouco diferente. Mas não se assuste, minha amiga e meu amigo, pois, não há “bicho de sete cabeças” para usar esse serviço tão bacana.

Neste texto, você confere uma série de dicas rápidas que te ajudarão a entender como o Tik Tok pode ser usado para impulsionar a divulgação de seu som.

Vamos lá?

Principais características do Tik Tok

Para que compreender a dinâmica do Tik Tok, você precisa ter os fundamentos abaixo em mente. A partir dessa assimilação das diretrizes, você terá um outro olhar para planejar o conteúdo que publicará no app.

  • Duração dos vídeos: é relativamente curta, podendo variar de 15 a 60 segundos.
  • Foco na originalidade: vídeos autênticos são os que mais engajam. A preocupação com a perfeição estética é bem menor. (Seria o Tik Tok um app punk?)
  • Exibição: os vídeos são verticais, exibidos em 1080 × 1920 pixels
  • Liberdade criativa: a iluminação não precisa ser profissional, você pode interpretar vários personagens e até monólogos diante de um espelho são válidos.

Há quem possa pensar que o Tik Tok é a institucionalização do “mal feito”. Desprendimento, no entanto, é bem diferente de baixaria, esculacho e cenas de péssimo gosto. A seguir, você vê um momento bem descontraído do Gusttavo Lima e do Felipe Araújo:

@gusttavolima

Ops.? Quem aí acompanhou a nossa live na última sexta??? @felipearaujocantor ##ButecoBohemiaSaoJoao ##GusttavoLima ##Atrasadinha

♬ som original – gusttavolima

Funções de gravação do Tik Tok

A autonomia é o ponto mais notável do Tik Tok. Se não fosse possível o usuário tomar conta da gravação, esses vídeos de sincronização labial e de dança seriam muito mais difíceis de criar.

Você pode gravar vídeos diretamente no app, mas também é possível usar outras ferramentas (como o software Adobe Premiere Pro) e depois subir o conteúdo para o aplicativo. Abaixo, você confere as funções de de gravação do Tik Tok:

Gravar vídeos em partes: é possível fazer um vídeo de tomada única, mas o TikTok permite que você grave o vídeo em pedaços. É quase como em uma edição em tempo real. Capture um pouco de vídeo, pare, depois retome a próxima tomada quando estiver pronto. Dessa forma, é possível mudar o cenário, os personagens, as fantasias, etc.

Gravar um vídeo para a música: Para começar no TikTok, procure uma música, vá para o trecho que deseja usar e grave o vídeo. Se você fizer cortes, o áudio será interrompido na parte correta e será reproduzido do ponto em que parou quando você retomar o processo de gravação.

Dicas rápidas para usar o TikTok

A plataforma CD Baby fez um e-book sobre TikTok para músicos. Esse conteúdo, inclusive, serviu de inspiração para a criação deste post. A seguir, você confere 5 dicas rápidas e preciosas sobre o assunto.

1. Siga outros artistas

Além de fazer network, você terá percepções de como os colegas de estrada usam a ferramenta.

2. Use hashtags

Assim como no Twitter e no Instagram, as hashtags são engrenagens que movem o TikTok. Busque o equilíbrio de hashtags que especificamente suas (sua música, seus concursos, etc) com outras genéricas, mas que sejam atraentes para os usuários do app.

3. Aproveite as ferramentas de interação

O TikTok disponibiliza algumas formas de interação e colaboração. Você pode e deve usar três delas a seu favor:

  • Duetos: são dois vídeos reproduzidos simultaneamente. Você pode criar um vídeo e chamar os fãs a fazerem um #dueto, ou criar seu
    próprio dueto com qualquer vídeo publicado no TikTok
  • Reações/respostas: na mesma pegada dos vídeos de reações no YouTube.
  • Desafio ou concurso: um jeito bacana para incentivar a criação de vídeos com sua música servindo de trilha sonora.

4. Seja leve

TikTok é um ambiente mais lúdica. Não tenha medo de dançar, fazer piada e aparecer com cabelo bagunçado. Só tenha muito cuidado para não ultrapassar a linha entre o engraçado e o humor de péssimo gosto.

5. Não divulgue só músicas novas

O TikTok tem uns lances meio de momento. Se uma música antiga sua ilustra bem uma situação que está rolando neste exato momento, não tenha receio de resgatá-la do baú!

Mais dicas para vídeos

Já que o nosso papo aqui é sobre dicas de produção de vídeo, não deixe de dar uma conferida nos outros posts da coluna Dicas de Carreira. Se liga só no naipe do conteúdo:

E não se esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística ?

Gustavo Morais