1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Branding para artistas: o que, para que serve e como criar?

Branding para artistas: o que, para que serve e como criar?

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Mais do que se dedicar aos detalhes musicais, os cantores e bandas devem se atentar para um fator primordial: o branding para artistas. Nesse sentido, não se trata apenas de escolher uma fonte para representar um nome em cartazes, mas em como o público percebe seu trabalho. 

Somente desenvolvendo seu branding é possível guiar sua imagem junto a carreira, associando-se a grandes marcas e gerando identificação no público. Quando há crise fatores diversos, como notícias ou vazamento de singles, é preciso gerir seguindo o branding construído. Assim, você evita maiores problemas e mantém a reputação. 

Percebeu como é essencial, não é? Vem com a gente que te explicamos o que é, quais as ferramentas certas e como aplicá-la no seu trabalho. 

Afinal, o que é branding?

Branding nada mais é do que tudo que envolve uma marca e a faz ser memorizada, seja pelo seu posicionamento, tom de voz ou imagem. Em suma, o branding compreende a identidade de uma marca, fazendo com que ela seja facilmente reconhecida pelos seus consumidores, gerando identificação. 

Mais do que isso, é também por meio dele que é possível criar um relacionamento com o seu público, pois há uma mensagem bem alinhada. Logo, estabelece-se uma relação de fãs da marca, que passam a comprar produtos e serviços devido ao relacionamento e experiências criados, não mais pelo preço.

Quer um exemplo, quando você pensa em um energético, qual o primeiro que vem à sua mente? Sim, aquele que te dá asas! Isso é o resultado de um branding bem construído. Ao longo dos anos, a marca conectou a sensação de leveza e energia que você buscava em propagandas, embalagem, experiência do produto e projetos apoiados. 

Mas Palco, onde eu, artista independente, entro nessa história? Seja independente ou não, o artista deve se ver como marca. Nesse sentido, ele tem uma imagem a ser apresentada ao público, uma mensagem transmitida, apoia causas, une-se a outros cantores para colaborações e muito mais.

Para que serve um branding na carreira?

Assim como as marcas de empresas, você também precisa de estratégia e planejamento na gestão de sua carreira. Logo, o branding para artistas deve ser feito com cautela, pois será por meio dele que o público verá sua personalidade e valores.

Por exemplo: é nítido na carreira do DJ Alok a defesa pela causa indígena, tanto pela exaltação de sua cultura quanto pela preservação das áreas. Isso reflete em seu trabalho por meio de sua participação no Global Citizen, apresentação do projeto “Futuro é Ancestral” e single junto a um indígena. 

Além disso, Alok sempre associa o uso de tecnologia não só em seus shows, mas como aliada em suas causas. Então, será natural que sua imagem seja vinculada a marcas tecnológicas, sustentáveis e a acessórios que tenham visual futurista.

Além de fortalecer seu branding por meio dos seus valores, você pode utilizar seu lado artístico para isso, como seu estilo musical. Pois, ele estará presente em sua carreira a maior parte do tempo. Porém, é também saindo dele que você pode mostrar a versatilidade como valor em seu branding. Quer um exemplo? Ludmilla. 

A princípio, ela começou como MC Beyoncé cantando essencialmente funk, que continuou após sua transição para Ludmilla. Depois de consolidada no meio do funk e do pop, mostrou a sua versatilidade no pagode e despontou com Numanice.

Como resultado, um Grammy Latino e apresentação ao lado da Beija Flor no Carnaval 2023. Logo, uma marca como a Havaianas, que propõe o uso versátil de sandálias brasileiras, poderá associar-se a ela, criando uma mensagem única. 

Como fazer branding para artistas?

Antes de tudo, para construir o seu branding é preciso definir a sua identidade artística, como já discutido acima. Uma vez alinhada, é hora de delimitar qual o tipo de mensagem e onde isso será feito. Mas, isso só é possível se você souber onde sua audiência está, para que você se destaque em meio a tantos artistas disponíveis. 

Uma vez definidos os canais, é hora de produzir o seu conteúdo para gerar conexão e transmitir sua mensagem. Escolha cada rede social de acordo com as suas ferramentas e utilize-as ao seu favor. Por exemplo, mostre bastidores ou seu dia a dia nos stories, dê informações breves ou gere mistério no Twitter e divulgue vídeos no Youtube. 

Cada plataforma contribuirá de uma maneira para sua carreira. Além disso, não se esqueça de se consolidar como autoridade no assunto, utilizando o Palco MP3 para isso. Por exemplo, pode conceder entrevistas e aparecer em nosso blog ou manter sua página sempre atualizada para extrair dados de localização de seus ouvintes. 

São diversas formas de divulgação eficientes aqui no Palco e fora dele, mas que só funcionam se você mantiver autenticidade e criatividade em todas elas. Além das redes sociais e do Palco, você pode reforçar o seu branding para artistas por meio do storytelling. 

Isso nada mais é do que contar uma história, por meio de letras ou produções como Gracinha, de Manu Gavassi, ou Lemonade, de Beyoncé. Assim, você convida o seu fã a mergulhar no universo que você pensou, fazendo parte da sua mensagem artística. 

Se todas essas ferramentas forem utilizadas de forma coesa e consistente, despertando emoções, o seu branding e sua carreira também o serão. 

As vantagens de fazer um branding para sua carreira

Agora que você já sabe o que é o branding e como aplicá-lo, precisa saber quais os benefícios dele enquanto artista independente. Antes de achar que ele é apenas para os já consolidados, não se engane! O branding para artistas deve ser feito desde o início da sua carreira, pois:

  • Aumenta o conhecimento sobre você e seu trabalho, gerando reconhecimento;
  • Torna sua carreira mais interessante e atrativa, inclusive quando você for fazer algum pitch;
  • Ao longo do tempo, pode elevar o preço por shows ou outros projetos, pois seus fãs estarão mais engajados;

E o principal: gera confiança e credibilidade junto aos seus fãs, que, uma vez fiéis e engajados, acompanharão sua trajetória ao longo de muitos anos. Em suma, o branding para artistas é essencial não apenas pelos tópicos acima, mas para fazer você se destacar em meio a tantos músicos atuais.

Se você ainda ficou em dúvida sobre como aplicar esse conteúdo, continue acompanhando nossas dicas de carreira para manter a sua sempre atualizada. Esperamos você! 

Laryssa Costa