1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. 4 formas que o Palco MP3 divulga artistas gratuitamente

4 formas que o Palco MP3 divulga artistas gratuitamente

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Quando se é artista independente, é normal buscar divulgação gratuita para dar aquela impulsionada na carreira. Mas, de nada adianta a divulgação ser a preços acessíveis ou gratuita e não trazer o resultado esperado, não é mesmo?

Assim, é nesse contexto que o Palco MP3 surge! Mais do que trazer conteúdos de qualidade que fazem diferença na sua carreira, te ajudamos a divulgar sua arte. Nesse sentido, contamos com equipe especializada, diversos canais de atuação e o principal: planejamento feito por quem entende do assunto

Então, ficou a fim de saber como ter acesso a essas ferramentas? Vem que a gente te explica!

Como funciona a divulgação gratuita no Palco MP3?

Antes de tudo, é importante que você, enquanto artista, saiba o que precisa nesse momento da sua carreira para que possamos te ajudar. Mas, se você ainda está um pouco em dúvida sobre o próximo passo, deve rever seus objetivos e traçar as metas para alcançá-los. 

Assim que você já tiver uma estratégia definida para o seu lançamento, partimos para algumas plataformas que permitem que a divulgação seja realmente efetiva. Porém, para participar de cada uma delas, há alguns pré-requisitos em termos de qualidade do material ou alcance que devem ser seguidos. Já anota as dicas para você escolher a sua maneira de divulgação e se preparar para ela:

1 – Redes Sociais

As redes sociais são essenciais na estratégia de qualquer artista e são um meio não só de divulgação, mas de construção de comunidade e fãs. Assim, é possível receber divulgação nos perfis do Palco no Instagram, Twitter ou Facebook. Já imaginou? 

Temos quadros individuais, como o Ouça Agora, ou ser indicado em listas de acordo com algum tema. Essa lista integra nossos carrosséis ou stories, com indicações diretas à nossa plataforma. Ou seja, mais do que aparecer em nosso feed, é possível atrair ouvintes para o seu trabalho, fazendo com que ele seja distribuído entre mais pessoas. Legal, né? 

Mas, para isso, há alguns requisitos importantes a serem seguidos. São eles: 

  • Ter a sua página do Palco sempre atualizada, com os lançamentos em dia na plataforma;
  • Manter as suas redes sociais atualizadas e organizadas, alimentando regularmente para obter um bom alcance orgânico;
  • Fotos com boa qualidade e resolução média a alta, para que sejam trabalhadas da melhor forma;

Com esses itens atendidos, nossa equipe de redes sociais passa a considerar sua canção para nossas editorias, escolhendo de forma democrática de acordo com gêneros e temáticas. Olha só, na prática, como funciona um post com indicações:

Capa do post carrossel com indicações de artistas (Imagem: Reprodução/Instagram)

Mas, se você quer ter a certeza de que aparecerá em nossas redes sociais e listas de indicações, pode escolher os pacotes de divulgação pagos. Assim, eles são estudados junto com a sua estratégia e vão ao ar nas datas programadas. 

2 – Blog

Assim como você está lendo essas dicas aqui em nosso blog, seu trabalho também pode ser visto nessa plataforma. Entre as editorias, temos indicações por regiões, review de discos e exemplos de trabalhos inspiradores

Nesse sentido, são muitas opções de temas em que a divulgação gratuita acontece no blog. Porém, mais do que os fatores solicitados no caso das redes sociais, também avaliamos a atualização de lançamentos direto em nosso aplicativo. Um exemplo de como funcionam as indicações em nosso blog:

3 – Playlists

Antes de tudo, o trabalho da equipe de curadoria do Palco MP3 consiste em apurar e selecionar materiais para playlists. Nesse sentido, as canções são escolhidas de acordo com editorias, ou seja, por temas como gênero, região, festas e emoções. Logo, sua canção chega a ouvintes que estão procurando algo semelhante ao que você produz, com grande potencial para se tornar fã. 

No caso das playlists, os critérios para seleção de divulgação são:

  • Boa qualidade na gravação de instrumentos e vozes;
  • Instrumentos e vozes devidamente afinados e executados dentro do tempo;
  • Boa qualidade de pós-produção: mixagem e masterização;
  • Músicas com excesso de ruídos, ecos ou efeitos exagerados não poderão ser divulgadas (com exceção de casos onde esses recursos foram uma escolha estética consciente);
  • Letra da música: se tiver conteúdos contra os direitos humanos, não divulgamos;

No geral, o que se espera das canções a serem divulgadas são a originalidade e que sejam acompanhadas de um bom pitch. E, claro, que cumpram todas as regras acima. Se você ainda não sabe o que é um pitch, temos um curso exclusivo sobre isso, só clicar aqui. E se precisar de dicas de gravação, agora você pode gravar música online no Palco MP3. Então, não dê bobeira! 

4 – Destaques

Por fim, e não menos importante, os destaques são uma ótima ferramenta de divulgação gratuita. Ao mesmo tempo que ouvintes acessam o site em busca de novas sonoridades e divulgação da música, eles têm acesso ao conteúdo imagético do site. 

Nesse sentido, os banners que compõem o destaque da home do app, banners de cada gênero ou a capa das playlists e lançamentos geram impacto. Bem como as demais maneiras, existem alguns critérios para se tornar destaque, olha só:

 Critérios de divulgação como destaque:

  • Ter pelo menos 3 músicas no Palco;
  • Página completa (com redes sociais, foto de capa, etc);
  • Página atualizada com lançamentos recentes;
  • Não ter sido destaque recentemente;

 Critérios de divulgação de vídeos na capa:

  • Não ser lyric ou visualizer;
  • Qualidade de gravação e edição de vídeo e música;
  • Gravações ao vivo/shows são permitidos, desde que não sejam amadoras;
  • Vídeos recentes com até 7 dias de lançamento;
  • Não possuir conteúdo muito explícito;

Desta forma, seja em imagem ou em vídeo, estar ali é mais uma maneira de chegar até o seu potencial ouvinte.

Artistas em destaque na página principal do Palco MP3 (Imagem: Reprodução/Palco MP3)
Clipes destacados na página principal do Palco MP3 (Imagem: Reprodução/Palco MP3)

Dê o primeiro passo em direção a divulgação da sua música!

Agora que você já sabe de todos os critérios e como funciona a divulgação gratuita do Palco MP3, está na hora de investir na sua estratégia. Desse modo, ela pode começar gratuita e evoluir para pacotes mais interessantes de acordo com os seus objetivos. 

Ficou interessado? É só se cadastrar como artista, entrar em contato com nossa equipe e acompanhar nossas dicas. Nosso espaço é feito para o sucesso da sua carreira. 

Logo, esperamos você. Até breve!

Laryssa Costa