1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Conheça 5 artistas que também são compositores

Conheça 5 artistas que também são compositores

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você sabia que há artistas que também são compositores? Assim como eles são capazes de emocionar com performances, os compositores também despertam sentimentos pelas letras que ficam na memória do público. 

Apesar disso, nem todos reforçam a importância do compositor para a música, independente do idioma. Por isso, no próximo dia 15 de janeiro, comemora-se o Dia do Compositor, celebrando a diferença que eles fazem no dia a dia de tantas pessoas. Assim como no Brasil, essa data foi escolhida também pela Fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM). Assim, a data se tornou oficial no mundo todo, como o Dia Mundial do Compositor.

Então, para comemorar este dia, listamos 5 artistas que também são compositores e fazem parte do nosso time do Palco. 

Conheça 5 artistas que também são compositores da nova geração

1 – Melim

Formado pelos irmãos Gabriela, Rodrigo e Diogo, o trio Melim participou da terceira temporada do reality “Superstar”, terminando como semifinalista. A partir daí, a carreira deles não parou mais. Em 2018 eles lançaram seu primeiro álbum e em 2019 já participaram do Rock in Rio. 

Agora, o que pouca gente sabe é que eles já compunham para artistas como Ivete Sangalo, Luan Santana, Sorriso Maroto, Psirico e até Jorge e Mateus. Em entrevistas passadas eles já afirmaram que as músicas são compostas sem pensar em um intérprete específico, mas sim focadas no sentimento. Entre as canções feitas por eles, estão “Eu juro”, do Ferrugem, “Meu Mel”, do próprio Melim com Anitta. Já Diogo Melim contribuiu para “Zero A Dez”, de Ivete Sangalo e Luan Santana.

2 – Angelim

Angelim começou sua carreira cedo, logo aos 11 anos. Aprendeu a tocar com seu pai e passou a se apresentar na escola, entre os intervalos de aula e feiras culturais. Além disso, ele se apresentou em casas de shows em Goiânia, tendo como inspiração nomes da música como Leonardo, Daniel, Creed e Three Doors Down.

Depois de mais tempo de carreira, encontrou inspiração em suas histórias e nas de amigos para compor suas primeiras músicas. Como resultado disso, gravou o seu primeiro CD com sonoridade que permeia o sertanejo, ritmos românticos e dançantes. Ao mesmo tempo, Angelim já possui três grandes hits de sua autoria, sendo da dupla Jorge e Mateus e o outro de Anitta com Wesley Safadão

3 – Diney

Mais do que cantor e compositor do Rio de Janeiro, Diney é o dono de hits de grandes nomes do samba e derivados. Dessa maneira, constam como sua autoria sucessos do Grupo Revelação, Só Pra Contrariar, Belo, Ferrugem, Molejo, Thiago Martins e Caetano Veloso.

Com a carreira de compositor já consolidada, Diney apostou na produção de seu primeiro CD, com participações de Mumuzinho e Xande Pilares, oficializando sua carreira solo. Ao todo, constam no Instituto Memória Musical Brasileira 32 músicas com sua autoria ou contribuição, com data desde 1983 a 2020.

O sucesso do piseiro é feito de compositores talentosos

O ano de 2021 definitivamente foi o ano da vaquejada e do piseiro, revelando novos nomes do cenário brasileiro. Antes de tudo, o piseiro tem origem nordestina e carrega traços de sua cultura misturados à internet, que disseminou o ritmo redes sociais afora. Mais do que um ritmo envolvente, o fenômeno traz consigo artistas que também são compositores e já trilham o seu caminho pelos versos.

4 – Tarcísio do Acordeon

Tarcísio do Acordeon, ou melhor, Tarcísio de Lima Sousa é compositor dos gêneros de forró, vaquejada e piseiro. Seu sucesso veio após hits como “Lembrei de Você” e de sua participação em “Roxinho (Ele Não Tem)”, do cantor do mesmo gênero, Vitor Fernandes.

Com vários anos de estrada no mercado musical, o cantor apostou no poder dos teclados para vencer o preconceito contra o forró, tornando-se referência no Brasil. Em seu processo de composição, Tarcísio afirma que suas inspirações vêm sobretudo de Djavan, em uma linha de composição similar e com ótica de um homem que sofre. E, com esse repertório, obteve o sétimo lugar entre as melhores estreias a nível mundial nas plataformas de streaming.

5 – João Gomes

Outro grande nome da vaquejada que teve ascensão em 2021 foi João Gomes, graças às redes sociais como o TikTok. Assim, embora tenha pouco tempo de carreira, ele já coleciona números estratosféricos e parcerias de peso, como o próprio Tarcísio citado acima, e Xand Avião

Qual o motivo de tanto sucesso? O poder de suas composições. Ao contrário do que muitos pensam, as inspirações de João para compor são de Cartola e Belchior, trazendo a profundidade dos sentimentos para os versos. Logo, as faixas “É Amor”, “Meu Pedaço de Pecado” e “Que nem Vovô” além de serem interpretadas por ele, também são de sua autoria.

Que tal se inspirar neles para começar a compor?

Já imaginou ter um processo criativo como estes artistas que também são compositores e criar o seu próprio hit de sucesso? Nesse processo, também é possível contar com aplicativos para te ajudar a compor novas melodias, indicações de ideias e estudo de tendências para compor um grande sucesso. 

Mais do que métricas sonoras para os versos, é preciso dedicação, treino e inspiração em grandes nomes até chegar lá. Por isso, que tal ouvir esses artistas conosco aqui no Palco MP3 e tentar compor suas próprias músicas? Esse pode ser apenas o primeiro passo para uma longa carreira. 

Então, aumenta o volume e vem com a gente! 

Laryssa Costa